Mais potente e rápido que um Lamborghini mas custa três vezes menos

14/01/2023

A BYD é uma marca de automóveis chinesa que vamos ver na Europa ainda este ano e que tem no seu portefólio supercarro para bater Lamborghini & Cia.

A BYD é uma das marcas chinesas que vai chegar à Europa ainda este ano, primeiro com uma gama composta por três modelos familiares, dois SUV e uma berlina média, mas com muitas cartas na manga, ou não se tratasse do maior fabricante de automóveis elétricos do mundo, à frente da Tesla.

Entre as várias possibilidades na estratégia de expansão do consórcio chinês para o Velho Continente, está também o lançamento mais do que provável da submarca de luxo, a Yangwang, que tem no espetacular U9 o seu principal cartão-de-visita.

Com a estética típica de superdesportivo extremo, não faltando as portas de abertura tipo tesoura, o modelo fabricado sobre a versão otimizada da plataforma “Yisifang”, arquitetura que incorpora a tecnologia “e4”, de quatro motores elétricos controlados independentemente em cada roda, para tração total, vectorização de binário e um rendimento máximo de 1300 CV e 1100 Nm, o suficiente para cumprir a medição de 0 a 100 km/h em apenas 2 segundos – mais rápido que o Tesla Model S Plaid e em linha com o Rimac Nevera, o superdesportivo elétrico de produção mais rápido do mundo.

A capacidade da bateria não é conhecida, mas sabe-se que preço de lançamento na China ronda os 137.000 euros, que é um terço daquilo que custa um Lamborghini Aventador…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.