Da determinação, empenho e criatividade de um jovem de apenas 18 anos do Gana, nasceu um carro que está a correr o mundo. Chama-se Kelvin Odartey, como tantos outros da sua geração tinha o sonho de ter o seu próprio automóvel e decidiu meter, literalmente, as mãos à obra. Com sucata de todo o género, lixo e componentes abandonados, construiu a máquina de sonho, à medida dos seus parcos recursos. Demorou três anos. O motor foi ‘emprestado’ de uma moto, bem como parte das peças das suspensões.
O resultado é o que as imagens documentam: um carro de aspeto tosco, mas perfeitamente funcional, capaz de acelerar a boa velocidade. O homem por trás da inspiradora história, só ficamos a conhecer melhor no vídeo publicado pelo youtuber Drew Binsky.
Contas feitas, além das muitas horas de dedicação, na sua obra Kelvin terá gasto 8000 cedi ganês, cerca de 1100 euros. Que viu compensados quando Kwadwo Safo Junior, o diretor executivo da Kantanka, marca automóvel do Gana, foi ao seu encontro, oferecendo ajuda e uma oportunidade de trabalho, para continuar a desenvolver e a promover as suas capacidades.
Eis as imagens do antes… e o depois: