Marcas europeias querem lançar Kei Cars elétricos

29/12/2023

Os construtores europeus pedem que Bruxelas aprove legislação que viabilize a categoria dos Kei Cars elétricos, seguindo o exemplo japonês.

 

Luca de Meo, CEO do Grupo Renault que assume atualmente a presidência da ACEA (Associação de Construtores Europeus de Automóveis), defende a introdução de legislação especial na Europa que viabilize o fabrico de pequenas viaturas elétricas, de cariz urbano. na linha da categoria japonesa de kei cars (K-car).

Kei Cars deriva do diminutivo japonês kei que significa leve, ligeiro, pequeno. Estes veículos surgiram como uma medida do governo japonês para ressuscitar a indústria automóvel depois da 2ª Guerra Mundial, permitindo às pessoas e empresas adquirir um veículo muito mais barato que os convencionais. Existem Kei Cars de todos os tipos, incluindo desportivos, pick-ups e 4×4,

“Basta pegar no que os japoneses fizeram com o kei car. Este é o exemplo perfeito do tipo de coisas que também deveríamos ser capazes de fazer na Europa. Apoio financeiro, claro, com taxas de aquisição de automóveis reduzidas em um terço em comparação com os automóveis pessoais ‘normais’, com portagens rodoviárias reduzidas em 20%, mantendo os centros das cidades acessíveis aos habitantes da periferia, etc. Mas também apoio através da conceção de políticas inteligentes de estacionamento” que beneficiassem os kei cars, sublinha de Meo.

“Não vejo razão para que os europeus estejam condenados a ser maus a jogar este tipo de jogo coletivo, inteligente… e vencedor! Portanto, este é o tipo de propostas muito concretas nas quais queremos trabalhar, com a ideia de garantir ao mesmo tempo a competitividade global, o emprego na Europa, a transição verde e a liberdade de mobilidade para todos”, refere este responsável num manifesto que apela “a todas as partes interessadas públicas, aos candidatos políticos, à UE, mas também às autoridades nacionais e locais” para que “se envolvam connosco num diálogo construtivo para encontrar respostas sobre o que os cidadãos da UE têm o direito de esperar”.

São veículos que gozam de enorme popularidade no “país do Sol Nascente”: em 2022, aproximadamente 1,17 milhão de kei cars foram vendidos no Japão, tendo uma participação de mercado de 33,4%. Ou seja, um em cada três novos automóveis de passageiros é um modelo deste tipo.