M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
As marcas europeias nunca tiveram grande sucesso nos Estados Unidos. Fora os construtores especializados em modelos de luxo ou superdesportivos, os europeus raramente têm desenvolvido veículos à medida das necessidades americanas, onde a preferência é claramente por carros maiores e por motores mais potentes. Mesmo assim, continua a ser a terra prometida, e a Peugeot vai aproveitar as novas tecnologias para regressar à América, a partir do seu serviço de car sharing Free2Move.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Free2Move é um aplicativo online de partilha de automóveis, que pode ser instalado num smartphone normal. Lançado em 2016, desde então adicionou mais 1,3 milhões de clientes para o Grupo PSA, que podem partilhar o seu automóvel com outros condutores em 33 cidades distribuídas por todo o mundo, incluindo nos Estados Unidos, onde foi apresentada em Washington. Nesse mesmo ano, o construtor francês tinha anunciado que ia regressar à América, no máximo, até 2026. Desta forma, criou uma plataforma que, para já, usa carros de outras marcas, mas que já tem a abertura para oferecer facilmente os seus automóveis a clientes americanos, sem recorrer a marketing tradicional e a uma rede de concessionários.

Através da Free2Move, a Peugeot poderá antecipar os seu regresso aos Estados Unidos, desde que passe os testes de colisão frontal e de homologação dos seus motores, que são diferentes do outro lado do Atlântico. Ao criar habituação para os seus modelos através do car sharing, a Peugeot terá mais facilidade em começar a vender ao público, estando atualmente no processo de escolha do ponto de entrada, que poderá ser um de 15 estados americanos, preferencialmente com um público urbano e mais sofisticado. Se tiver sucesso rápido, a Peugeot poderá ter a companhia da Opel, antiga marca da General Motors.

A Peugeot abandonou o mercado americano em 1991, quando registou uma quebra de 80 por cento nas vendas. À época, vendia apenas o 405 e o 505 (este equipado com um motor V6). Da gama atual, nenhum modelo deverá ser ainda novo quando a Peugeot regressar, mas os herdeiros do 508, 3008 e 5008 deverão ser os automóveis escolhidos, assim como uma pickup de origem chinesa. O serviço de car sharing Free2Move acrescenta outra vantagem, pois o aplicativo já tem funções para escolher carros elétricos, e o Grupo PSA vai começar a vender modelos eletrificados a partir de 2020.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.