A parceria envolve diversas iniciativas ao longo do ano e tem como principal foco a melhoria da eficiência e da qualidade da operação dos transportes públicos urbanos, através da simplificação da aquisição de bilhetes de transporte ou da aceleração da utilização de pagamento contactless, com vista à melhoria da satisfação global dos passageiros, incluindo dos turistas que visitam o país.
O primeiro projeto no âmbito desta parceria arranca com a Fertagus, empresa do Grupo Barraqueiro, com a concessão do serviço ferroviário suburbano na zona de Lisboa, e tem como objetivo acelerar a adoção dos pagamentos contactless a bordo e facilitar a aquisição de títulos de transporte diretamente com o cartão bancário.
A oferta de soluções que permitem simplificar os pagamentos e impulsionar a adoção de tecnologias que promovem uma maior eficiência e conveniência são fundamentais para proporcionar uma experiência de viagem fluída e um maior bem-estar aos utilizadores, impulsionando a adesão aos transportes públicos, com evidentes impactos para a melhoria de qualidade de vida das cidades.
Este projeto, inclui, ainda, a participação da Ubirider, a startup portuguesa que presta serviços de Mobility as a Service (MaaS) aos operadores de transportes, através da sua app proprietária Pick-Hub, na qual os utilizadores podem comprar bilhetes ou carregar o título mensal de transporte de uma forma segura e simples, evitando filas e sem necessidade de deslocação a um espaço físico, bastando apenas encostar o título de transporte ao telemóvel para efetuar o carregamento.
Artur Pedrosa, administrador do Grupo Barraqueiro, afirma que “sabemos da importância das novas tecnologias no dia-a-dia das pessoas, em diversas áreas, entre as quais a dos transportes. Esta parceria com a Mastercard, numa primeira fase com a Fertagus, o operador ferroviário que liga as duas margens do Tejo e que integra o Grupo Barraqueiro, será progressivamente alargada a outras empresas do Grupo de forma a facilitar a ligação dos passageiros ao seu operador de transporte. Com esta parceria integra-se o serviço contactless à operação urbana do Grupo Barraqueiro que
movimenta mais de 300 milhões de passageiros por ano, utilizando, assim, o know how de uma das maiores referências mundiais ao nível dos pagamentos eletrónicos, a Mastercard. A ligação do Grupo Barraqueiro ao mundo digital tem como orientação final o cliente, fornecendo-lhe as ferramentas tecnológicas que lhe vão permitir uma mais fácil ligação ao seu operador de transporte, numa lógica de MaaS.”
Maria Antónia Saldanha, country manager da Mastercard Portugal, sublinha que “estamos entusiasmados por podermos trabalhar com o Grupo Barraqueiro no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, que impactem positivamente a vida de todas as pessoas que utilizam os transportes públicos no seu dia-a-dia, tornando a mobilidade mais simples e conveniente. A compra e os pagamentos dos títulos de transporte são, naturalmente, uma peça fundamental em toda essa experiência. Ao simplificarmos os pagamentos e ao promovermos a adesão a tecnologias que já fazem parte das rotinas, como a utilização dos pagamentos contactless, estamos a contribuir para uma maior eficiência dos sistemas de transporte, mas sobretudo para uma melhor e mais cómoda experiência de utilização por parte de todos. O Grupo Barraqueiro tem sido líder no desenvolvimento da mobilidade em Portugal sendo, portanto, um parceiro de excelência para acelerarmos este setor e oferecermos serviços globais que podem posicionar Portugal como um dos países mais avançados também nos transportes”.
A Mastercard tem vindo a trabalhar com mais de 250 cidades em todo o mundo para proporcionar serviços urbanos integrados e soluções geradoras de valor para as respetivas comunidades locais, que permitem um melhor fluxo de pessoas nas cidades e uma utilização mais eficiente dos escassos recursos públicos. A colaboração com a cidade de Nova Iorque, para a transformação dos transportes, através da criação de uma solução de bilhética móvel que permite aos passageiros pesquisar, pagar e exibir bilhetes para inspeção através dos smartphones, é um desses exemplos. Cidades como o Singapura, Bangkok, República Checa, Milão ou Londres, onde atualmente 50% das viagens são pagas através de cartões contactless ou dispositivos móveis, também têm contado com o apoio da Mastercard para criarem soluções para melhoria do ecossistema de mobilidade.