Aos 49 anos, Massimiliano (Max) Biaggi tem um novo desafio entre mãos. O piloto italiano que esteve no MotoGP entre 1998 e 2005, onde conquistou 58 pódios, quer voltar a fazer história, mas desta feita aos comandos da Voxan Wattman, a supermoto elétrica que pretende ser a mais veloz de todos os tempos.
Julho é o mês do tira-teimas para toda a esquipa da Voxan Motors, fabricante monegasco que integra o grupo Venturi (inclui a equipa de Fórmula E), apostado em estabelecer um novo recorde de velocidade terrestre. Na Bolívia, nas planícies salgadas de Salar de Uyuni, Biaggi vai acelerar o protótipo para lá da marca dos 329 km/h, que é atualmente a marca de referência para veículos de duas rodas movidas por motor elétrico e baterias.
Para alimentar um motor que debita cerca de 367 cv e 970 Nm, a Voxan criou uma bateria especifica, com 19,9 kWh de capacidade e que pesa 140 kg, quase metade do peso total do conjunto. Não foram revelados muito pormenores sobre as soluções técnicas escondidas debaixo da avantajada carenagem, desenhada no túnel de vento para atingir a velocidade mais alta possível. Sabe-se, por exemplo, que o protótipo não dispõe de travão à frente, para beneficiar a aerodinamicamente em alta velocidade, e conta com sistema de refrigeração por gelo seco.