McLaren terá em breve um novo proprietário

26/03/2024

A McLaren poderá ter brevemente um novo proprietário. Segundo um novo relatório, poderá ser anunciado já esta semana que o fundo soberano do Bahrein, Mumtalakat Holding Company, assumirá o controlo total do McLaren Group.

O fundo, detido na totalidade pelo governo, está, alegadamente, a negociar a aquisição com os restantes acionistas.
No ano passado, por esta altura, a Mumtalakat detinha uma participação de quase 60% na empresa e alargou o seu controlo no início de 2023. O fundo e outros investidores têm sido uma fonte vital de dinheiro para a McLaren nos últimos anos, ajudando a manter a operação em funcionamento, uma vez que a empresa enfrentou inúmeros obstáculos à produção.


No final de 2022, o construtor teve que vender alguns de seus veículos históricos para financiar as atualizações de desenvolvimento do supercarro Artura, que estava atrasado. A Mumtalakat, supostamente, pagou 100 milhões de libras (mais ou menos 100 milhões de euros à taxa de câmbio atual) por um número não revelado de veículos históricos, mas a venda supostamente incluiu um carro do campeonato de Fórmula Um.

A McLaren também sofreu com os problemas da cadeia de abastecimento induzidos pela pandemia, vendendo a sua sede e a fábrica de F1 em abril de 2021. Ganhou 240 milhões de dólares no negócio, mantendo-se como inquilino durante os próximos 20 anos.

A empresa está a ser reestruturada para simplificar a sua atividade. Nomeou Michael Leiters como novo CEO em julho de 2022, que admitiu alguns meses após sua nomeação que seus produtos anteriores eram “não maduros”. Um único proprietário como Mumtalakat poderia ajudar a trazer estabilidade e foco para a empresa