Mecum leva a leilão o segundo protótipo Green Hornet construído a pedido de Carroll Shelby

14/07/2023

Aquando do lançamento do Ford Mustang em 1963, Lee Iacocca iniciou uma parceria com Carroll Shelby de modo a desenvolver uma versão mais apimentada do modelo de forma a ser mais competitivo em pista e um sucesso de vendas na versão de estrada. Dessa parceria nasceu o Shelby GT350 para competir no B-Production Class do SCCA, obtendo um sucesso bem maior do que o esperado.

Em 1967 a Ford lançou o Mustang redesenhado, mais largo que o seu antecessor, traduzindo-se num maior espaço interior e de carga. No entanto, o aumento de volume não se restringiu apenas ao interior, pois o compartimento do motor também sofreu alterações, estando agora capaz de ser equipado com motores maiores. Em 1968, a Shelby introduziu a designação Cobra ao GT350 e GT500, ficando agora Cobra GT350 e Cobra GT500.

No ano de 1967 um Mustang Notchback, na cor Lime Gold, foi enviado para a Shelby para iniciar o desenvolvimento do novo modelo GT/Super Coupe, no entanto, esse projecto nunca avançaria para a produção. Dessa forma, esse automóvel foi transformado em protótipo para testar todo o tipo de novas peças e tecnologias para os automóveis de estrada da Shelby, como é o caso da suspensão traseira independente, travões de disco nas quatro rodas, injecção de gasolina Conelec, caixa automática C6 modificada pela Shelby e até o motor V8 428 CJ-X. A este protótipo, que se designava oficialmente de EXP-500, mas ficou conhecido por Green Hornet, juntou-se outro, apelidado de Little Red, sendo estes os únicos dois Shelby produzidos oficialmente com base na carroçaria Mustang Notchback, sendo que todos os outros ou eram na carroçaria Fastback ou Convertible. Felizmente, estes dois protótipos não foram destruídos e ainda existem hoje.

Anos mais tarde, Carroll Shelby pediu para construir um segundo Green Hornet para uso pessoal, uma vez que não conseguiu adquirir o original para juntar à sua colecção. Esse é o automóvel presente neste artigo, que tem a designação oficial EXP 500 CSS.

Está equipado com o correcto motor V8 428 modificado pela Shelby com um carburador Holley 700 CFM de quadruplo corpo, debitando 400cv às 6.000rpm. Acoplado ao motor está a caixa automática C6 de três velocidades. Durante a construção deste segundo Green Hornet nada foi deixado ao acaso e foi equipado também com travões de disco nas quatro rodas, mas manteve o eixo rígido original.

Este automóvel manteve-se na posse da Carroll Shelby Foundation até 2019, altura em que foi vendido, sete anos após a morte de Carroll. Agora, irá a leilão no próximo dia 29 de Julho através de um evento organizado pela Mecum em Harrisburg, na Pensilvânia, sem haver uma estimativa do preço da venda.
16
17
18
1
2
3
4
5
6