A Mercedes-Benz vai inaugurar as suas primeiras estações de carregamento de alta potência no outono deste ano, começando pelos Estados Unidos da América, China e Alemanha antes da expansão prevista para o resto do mundo. O objetivo é contar com mais de 2000 pontos de carregamento no final de 2024.

A partir de outubro, as primeiras estações de carregamento criadas pela Mercedes-Benz irão entrar em funcionamento em Atlanta, nos EUA, Chengdu, na China, e Mannheim, na Alemanha. Se até ao final do próximo ano, a intenção é chegar aos 2000 pontos de carregamento rápido, o objetivo a longo prazo consiste em construir mais de 2000 estações de carregamento rápido para oferecer, assim, mais de 10.000 pontos de carregamento até ao final da década em mercados importantes para a marca alemã, como os da América do Norte, Europa e China.

Com esta rede de estações de carregamento, a Mercedes-Benz procura oferecer novos padrões para o carregamento rápido e sustentável de veículos elétricos. Em função da região, as estações de carregamento oferecem uma potência de carregamento de até 400 kW, fornecida através dos respetivos sistemas de carregamento normalizados CCS1, CCS2, NACS e GB/T. Graças à gestão de carregamento inteligente, cada veículo pode ser carregado à sua potência máxima admissível. Isto permite reduzir o tempo de carregamento ao mínimo absoluto.

As estações de carregamento serão construídas nas principais artérias rodoviárias e concessionários Mercedes-Benz selecionados e irão também oferecer serviços complementares como a venda de bebidas, aperitivos e instalações sanitárias. Para garantir segurança nas estações de carregamento serão instaladas câmaras de vigilância. Em locais selecionados, os postes de iluminação inteligente irão fornecer não só iluminação apropriada, mas também elementos funcionais em LED, que fornecem informação sobre a disponibilidade dos postos de carregamento e do estado de carregamento do veículo. As coberturas em estações de carregamento selecionadas irão oferecer proteção contra condições meteorológicas adversas.

A rede de postos de carregamento estará disponível aos condutores de veículos de todas as marcas, embora os clientes da Mercedes-Benz possam esperar benefícios especiais, como a possibilidade de reservar um posto de carregamento através do serviço Mercedes-Benz me Charge para reduzir os tempos de espera.

A rede de estações de carregamento será continuamente integrada e irá complementar os mais de 1.3 milhões de postos de carregamento já existentes em todo o mundo. Para tornar a experiência de carregamento mais cómoda, as estações de carregamento irão oferecer serviços de conveniência adicionais, como o Plug & Charge. Este serviço permite aos clientes Mercedes-Benz automatizarem os processos de carregamento e de pagamento logo que o cabo de carregamento seja ligado à tomada de carregamento do veículo.

Mobilidade sustentável com energia verde

Em conformidade com a estratégia empresarial sustentável “Ambition 2039”, a Mercedes-Benz também permite que os seus clientes carreguem de forma ecológica, com eletricidade de origem 100 % renovável, utilizada nesta rede de carregamento. Isto é realizado preferencialmente através de contratos de fornecimento de eletricidade verde sempre que possível ou através de certificados de energia renovável emitidos por um fornecedor acreditado. As estações de carregamento selecionadas também serão equipadas com painéis solares para fornecer eletricidade às próprias estações de carregamento.

Com o desenvolvimento da rede de carregamento de alta potência Mercedes-Benz, a marca está continuamente a expandir a sua rede já existente. Parte disso é também a rede europeia de carregamento rápido IONITY e a recém-anunciada parceria com seis outros fabricantes de automóveis para expandir ainda mais a infraestrutura de carregamento na América do Norte.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.