O CLS da Mercedes-Benz vai receber uma atualização estética e tecnológica já este mês, passando a dispor de um design mais expressivo e de uma evolução do sistema de infoentretenimento MBUX. Além disso, terá uma edição especial e limitada do AMG CLS em versão 53 4MATIC+ com 435 CV e diversos elementos especiais.

Apresentando uma filosofia que junta a linha coupé com a de uma berlina, o CLS revelou-se um sucesso para a Mercedes-Benz, com mais de 450.000 unidades vendidas desde o lançamento da primeira geração em 2004. A China foi o maior mercado de vendas para o CLS Coupé em 2020, seguida pela Coreia do Sul, EUA e Alemanha. Sendo o design um dos elementos mais destacados pelos clientes no momento de compra, a Mercedes-Benz promoveu uma ligeira atualização, sem alterar os princípios fundamentais deste modelo.

Assim, a dianteira recebe novas grades do radiador e para-choques, estando equipado com a linha AMG Exterior, com asa ‘A’ em preto, um divisor dianteiro prateado e desportivo e entradas de ar distintas com barras verticais. Em combinação com a linha AMG Exterior, duas novas cores podem ser selecionadas para as jantes de liga leve de alto brilho AMG de 20 polegadas com aparência bicolor.

Todos os modelos recebem, assim, uma nova grelha do radiador com o padrão Mercedes-Benz (um padrão de estrela tridimensional com superfícies cromadas), uma grelha em preto brilhante com incrustações cromadas e a estrela da marca integrada. Uma das novas cores do CLS é azul metalizado spectral.

Além do exterior mais distinto, o interior também foi aprimorado, com dois novos acabamentos, incluindo para a consola central. Como parte da atualização, o CLS recebe um volante multifuncional redesenhado. Com o Pack de Assistência à Condução Plus (opcional), o condutor é assistido pelos sistemas Distronic Plus e Distronic Plus com assistente de direção. O volante deteta as mãos do condutor, existindo um sensor de duas zonas no aro do volante. Nenhum movimento de direção é agora necessário para informar os sistemas de assistência que o condutor está no controlo, o que facilita a condução em modo semiautomático.

Um diesel de última geração com gerador de partida integrado amplia a gama de modelos. Um modelo especial estritamente limitado do Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC + é a versão de entrada desportiva exclusiva. O CLS modernizado comemora a sua estreia mundial em abril, e os primeiros modelos chegam aos concessionários europeus em julho. Graças a uma atualização completa no verão passado nos sistemas de assistência à condução, no sistema multimédia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) e no ENERGIZING Comfort, o CLS já se encontra tecnologicamente avançado.

Diesel complementar

Além dos modelos familiares a gasolina, o CLS 300 d 4MATIC lançado em janeiro de 2021 chega agora com uma potência híbrida. O seu motor Diesel de quatro cilindros (OM 654 M) tem um motor de arranque/gerador de segunda geração integrado e sistema elétrico de 48 volts. A potência deste motor é de 265 CV a que se juntam os 20 CV (15 kW) do módulo elétrico. A eletrificação também permite o uso de um compressor elétrico de refrigerante para o sistema de ar condicionado.

Desportivo aprimorado: AMG CLS 53 4MATIC +

A Mercedes-AMG aproveita esta atualização de meio de ciclo para atualizar o modelo desportivo CLS 53 4MATIC+, introduzindo uma frente redesenhada com o para-choques AMG desportivo em forma de ‘A’, bem como a grelha exclusiva AMG com barras verticais. Os retrovisores externos são pintados na cor do veículo. Por dentro, o novo volante também está disponível, aqui com acabamento em couro napa e com os familiares botões AMG no volante. Em termos de opcionais, dois novos packs permitem que o coupé seja ainda mais desportivo: o Pack Night II AMG, disponível em combinação com o Pack Night AMG, inclui a grelha do radiador desportiva e ‘lettering’ cromado escurecido.

O pack AMG Dynamic Plus, para maior desportividade, oferece ainda as maxilas de travão pintadas em vermelho com letras AMG pretas para maior contraste, adicionando-se ainda um modo específico de condução adicional “RACE” com o modo Drift.

O CLS 53 4MATIC+ combina uma potência de 435 CV, a que se junta ainda um motor de arranque/gerador integrado de 16 kW (22 CV) e 250 Nm de binário, com um motor elétrico entre o motor e a transmissão. Este, assim como o turbo inteligente com compressor elétrico (eZV), procuram melhorar o desempenho e a dinâmica de condução característicos da AMG, reduzindo ao mesmo tempo as emissões e os consumos. A transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, a tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável e a suspensão AMG RIDE CONTROL+ também contribuem para a experiência de condução mais dinâmica.

O modelo de edição limitada da Mercedes-AMG

Estão planeadas apenas 300 unidades da nova Edição Limitada. As jantes de liga leve AMG de cinco raios duplos de 20 polegadas, pintadas em preto e com um rebordo de alto brilho, são de série, assim como o Pack AMG Night e o Pack AMG Night II. O pack AMG Dynamic Plus também vem de série com este modelo de edição limitada. Quando as portas dianteiras são abertas, a tecnologia LED é usada para projetar o emblema AMG no chão ao lado do veículo numa aparência 3D.

Atualizações tecnológicas

A atualização do CLS no verão de 2020 concentrou-se na atualização dos sistemas de assistência à condução para fornecer apoio ao condutor, o que resultou num alto nível de segurança ativa. Entre os sistemas destacados está o Active Brake Assist de série, o que pode prevenir uma colisão ou reduzir a sua gravidade em muitas situações com travagem automática. O sistema também é capaz de travar em caso de existência de veículos parados e e até mesmo evitar colisões, dependendo da situação.

Outras soluções podem ser adicionadas opcionalmente ao pack de assistência à condução. Isso inclui o Assistente de Limite de Velocidade Ativo, que reage às mudanças de limite de velocidade usando dados do mapa, bem como o Assistente de Sinal de Trânsito. Se o condutor ligar o Assistente de distância ativa DISTRONIC com adaptação de velocidade baseada na distância, o CLS pode até responder aos dados de Live Traffic Information.

Com o Pack Assistência à Condução Plus, o Assistente Ativo Stop-and-Go pode assumir a tarefa de manter a distância de segurança numa velocidade até 60 km/h, em especial em situações de engarrafamentos em autoestradas quando são detetadas marcações de faixa. O veículo pode reiniciar automaticamente até um minuto após parar.

CLS 220 d CLS 300 d 4MATIC CLS 400 d 4MATIC CLS 450 4MATIC CLS 53 4MATIC+
Cilindros 4 em linha 4 em linha 6 em linha 6 em linha 6 em linha
Cilindrada 1950 cc 1993 cc 2925 cc 2999 cc 2999 cc
Potência 194 CV às 3800 rpm 265 às 4200 rpm 330 CV entre as 3600-4200 rpm 367 CV entre 5500-6100 rpm 435 CV entre 5500-6100 rpm
Potência adicional do ISG 15 kW/20 CV 16 kW/22 CV 16 kW/22 CV
Binário máximo 400 Nm entre as 1600-2800 rpm 550 Nm entre as 1800-2200 rpm 700 Nm entre as 1200-3200 rpm 500 Nm entre 1600-4000 rpm 520 Nm entre 1800-5800 rpm
Binário adicional ISG 200 Nm 250 Nm 250 nm
Consumo combinado WLTP 6,4-5,5 l/100 km 6,6-5,8 l/100 km 7,4-6,7 l/100 km 9,2-8,3 l/100 km 9,6-9,2 l/100 km
Emissões combinadas CO2 WLTP 167-143 g/km 172-153 g/km 194-175 g/km 209-189 g/km 219-209 g/km
Aceleração 0-100 km/h 7.5 seg. 6.4 seg. 5.2 seg. 4.8 seg. 4.5 seg.
Velocidade máxima 237 km/h 250 km/h (limitada) 250 km/h (limitada) 250 km/h (limitada) 250 km/h (limitada)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.