O EQT da Mercedes-Benz é um monovolume que transpõe a lógica do Classe T (o seu modelo irmão, com motor a combustão) para o segmento compacto, com as vantagens da tração totalmente elétrica.
O EQT tem 4498 mm de comprimento, 1859 mm de largura e 1819 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2 716 mm. O modelo de cinco lugares oferece 640 litros de capacidade na bagageira.
A instalação protegida da bateria, na parte inferior do chassis, economiza espaço e confere um centro de gravidade favoravelmente baixo, assegurando a mesma versatilidade e funcionalidade interior do Classe T.
Mais tarde, surgirá a versão Longo com uma distância entre eixos de 3100 mm, com 5 ou 7 lugares. Esta variante chegará mais perto do fim do ano.
Carregamento a 11 kW em 4,5 horas
O motor elétrico do EQT tem uma potência máxima de 90 kW (122 cv) e um binário de 245 Nm. A bateria de iões de lítio localiza-se num local protegido contra colisões, na parte inferior do chassis, à frente do eixo traseiro, e tem uma capacidade útil de 45 kWh. A autonomia é de até 278 km (consumo combinado de 19,4 kWh/100 km).O carregamento da bateria em wallboxes de 11 kW demora cerca de 4,5 horas. O Mercedes-Benz EQT pode ser carregado em 2h50 em wallboxes de 22 kW. Nas estações de carregamento rápido, a bateria de 45 kWh é carregada de 10% a 80% em 38 minutos com o carregador CC de 75 kW.
O veículo possui o sistema de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) de série que inclui ecrã tátil de 7 polegadas, botões touch control no volante, integração do smartphone Apple Car Play e Android Auto, sistema mãos-livres via conexão Bluetooth e rádio digital (DAB e DAB +).
O MBUX está disponível, opcionalmente, com o sistema de navegação integrado e assistente de voz inteligente “Olá Mercedes“. “A capacidade de aprender torna o MBUX único, graças à inteligência artificial. Por exemplo, graças às funções preditivas, o sistema pode antecipar o que o condutor quer fazer a seguir. Por exemplo, se dirigir regularmente para um determinado lugar de estacionamento, esse destino é sugerido automaticamente assim que o sistema de navegação reconhece a rota. Com todas as informações sobre a rota disponíveis, tudo o que o condutor necessita de fazer é confirmar”, refere a Sociedade Comercial C. Santos.
O MBUX faz parte do equipamento de série de qualquer um dos três níveis de equipamento do modelo (Advance Plus, Premium e Premium Plus).