A fábrica consegue reciclar os materiais de uma forma adequada para serem reutilizados em novas baterias para automóveis elétricos, tendo capacidade de produção anual para alimentar 50.000 módulos de baterias.
Ao inaugurar a fábrica d reciclagem em Kuppenheim, na Alemanha, a Mercedes-Benz torna-se o primeiro fabricante de automóveis a nível mundial a fechar o ciclo de reciclagem de baterias com as suas próprias instalações.
Ao contrário dos processos estabelecidos existentes, a fábrica de reciclagem mecânica-hidrometalúrgica tem uma taxa de recuperação estimada superior a 96%.
As novas instalações permitem que matérias-primas valiosas e escassas como o lítio, o níquel e o cobalto possam ser recuperadas de uma forma que é adequada para utilização em novas baterias para os futuros veículos Mercedes-Benz totalmente elétricos.A construção da nova fábrica de reciclagem de baterias implicou um investimento de dezenas de milhões de euros.
Na cerimónia de inauguração, o presidente do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG afirmou que , “como pioneira na engenharia automóvel, a primeira fábrica integrada de reciclagem mecânica-hidrometalúrgica de baterias da Europa constitui um marco fundamental para o reforço da sustentabilidade das matérias-primas”.
“Juntamente com os nossos parceiros da indústria e da ciência, estamos a enviar um forte sinal de força inovadora para a mobilidade elétrica sustentável e a criação de valor na Alemanha e na Europa,” sublinhou Ola Källenius.
Presente na cerimónia, o chanceler alemão Olaf Scholz, foi perentório: “o futuro do automóvel é elétrico e as baterias são um componente essencial para isso. Para produzir baterias de uma forma sustentável e que conserve os recursos, a reciclagem também é fundamental. A economia circular é um motor de crescimento e, ao mesmo tempo, um elemento essencial para atingir os nossos objetivos climáticos”
A fábrica de reciclagem de baterias da Mercedes-Benz abrange todas as etapas, desde a trituração dos módulos das baterias até à secagem e processamento dos materiais ativos das baterias, o que acontece pela primeira vez na Europa.
O processo mecânico seleciona e separa os plásticos, o cobre, o alumínio e o ferro num processo complexo de várias fases. O processo hidrometalúrgico a jusante é dedicado à chamada massa negra. Estes são os materiais ativos que constituem os elétrodos das células das baterias.
Os valiosos metais cobalto, níquel e lítio são extraídos individualmente num processo químico de várias fases. Os materiais reciclados são, no final do processo, de qualidade de bateria e, por conseguinte, adequados para utilização na produção de novas células de bateria.
Ao contrário da pirometalurgia atualmente estabelecida na Europa, o processo hidrometalúrgico é – de acordo com a Mercedes-Benz – menos intensivo em termos de consumo de energia e de desperdício de material.
A fábrica de reciclagem de baterias da Mercedes-Benz em Kuppenheim tem uma capacidade anual de 2.500 toneladas. Os materiais recuperados são utilizados na produção de mais de 50.000 módulos de baterias para os novos modelos totalmente elétricos da Mercedes-Benz.
A Mercedes-Benz está convicta de que os volumes de produção podem aumentar a médio e longo prazo, graças ao conhecimento entretanto adquirido.