A Mercedes-AMG reformulou a sua gama de modelos desportivos, com o E 53 4Matic+ a assumir o lugar do agora extinto E 43, ficando a meio caminho do mais poderoso E 63. Uma das grandes novidades neste modelo da marca germânica é a chegada do sistema elétrico de 48V denominado EQ Boost para esta atualização.

Disponível tanto para a berlina como para a carrinha, esta versão E 53 4Matic+ torna-se assim no nível de entrada no universo AMG, recorrendo a um motor de seis cilindros em linha com 3.0 litros de cilindrada, duplo turbocompressor e um compressor elétrico auxiliar.

O motor a gasolina gera um total de 435 CV de potência e um binário máximo de 520 Nm, com o gerador-alternador EQ Boost a disponibilizar mais 16 kW (22 CV) e 250 Nm adicionais, além de alimentar ainda o sistema elétrico de 48V. Outra adição importante é a caixa automática de nove velocidades AMG SpeedShift TCT 9G, além de contar com o sistema de tração integral de alta performance AMG Performance 4Matic+. No total, a potência total é assim de 457 CV e o binário é de 769 Nm.

Desta forma, o E 53 4Matic+ aproxima-se dos valores do E 63 S 4Matic+, mesmo que este continue a ser, claramente, o mais potente dos modelos de Classe E com o seus 612 CV. O AMG E 53 consegue acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 250 km/h.

Mais perto do nível S

Mas a Mercedes-Benz também dotou a restante família Classe E com novidades de grande relevo, aproximando-o do Classe S, sobretudo em termos de equipamento tecnológico de assistência. Os renovados Classe E beneficiam dos novos Sportstyle Package com novos elementos de estética exterior e de interior. Por fora, destaque para os novos para-choques com uma faixa cromada na parte inferior à frente e atrás, bem como embelezadores dos escapes. De série, conta com jantes de 17 polegadas (embora de desenhos variados).

Quanto aos sistemas de assistência à condução, as funcionalidades de condução semi-autónoma estão presentes, como o Assistente Ativo de Distância Distronic e o Assistente Ativo da Direção. Além disso, recorre também a uma nova geração de volantes com comandos de cruise control integrados.

O Classe E conta com as versões E 200 d de 150 CV de potência e 360 Nm de binário, E 220 d de 194 CV e 400 Nm (também em variante 4Matic), E 300 d de 245 CV e 500 Nm e E 400 d 4Matic de 340 CV e 700 Nm. Acima dessa está a AMG E 53 4Matic+.

As atualizações do Classe E chegarão aos concessionários a partir de junho.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.