Craque argentino do PSG apadrinha a estreia do camião a hidrogénio da Gaussin na prova rainha do todo-o-terreno.
Na edição de 2022 do mítico rali Dakar, veículos movidos a hidrogénio vão competir pela primeira vez ao lado dos carros e camiões equipados com motores de combustão tradicionais ou híbridos, como é o Audi de Carlos Sainz.
Entre as novidades no arranque da mítica prova, a 1 de janeiro, na Arábia Saudita, estará o imponente camião da Gaussin, o H2 Racing Truck, anunciado como o mais potente da sua categoria equipado com sistema de propulsão a hidrogénio.
O modelo combina dois motores elétricos de 300 kW – para uma potência total de 800 CV –, uma pilha de combustível com 380 kW e uma bateria elétrica com 82 kWh de capacidade.
Tudo somado dá uma autonomia para cerca de 250 quilómetros em ritmo de competição (a velocidade está limitada a 140 km/h), podendo reabastecer os tanques com capacidade para armazenar 80 kg de hidrogénio em menos de 20 minutos.
A Gaussim é um dos patrocinadores oficiais do Paris Saint-Germain na Liga francesa, pelo que não surpreende a escolha de Lionel Messi, camisola 30 do clube de Paris, como um dos embaixadores do projeto.
O reputado estúdio de estilo italiano assina as linhas da carroçaria do H2, assente numa plataforma do tipo patim e de conceção ultraleve.