Publicidade Continue a leitura a seguir

Metade dos veículos de passageiros serão elétricos em 2040

Publicidade Continue a leitura a seguir

Estudo recente da Bloomberg permite antecipar o crescimento exponencial nas vendas de automóveis elétricos nos próximos anos.

Os veículos elétricos observaram um crescimento expressivo em 2019, passando de 450 mil para 2,1 milhões de unidades vendidas. E mesmo se, no ano passado, fortemente afetado pela pandemia da Covid-19, o segmento voltou a travar, reduzindo para um total de 1,7 milhões de elétricos matriculados entre janeiro e de dezembro, a tendência de crescimento deverá acelerar até 2025, quando se espera que sejam comercializados 8,5 milhões de veículos de ‘emissões zero’. São previsões da agência BloombergNEF, que aponta ainda que, em 2022, poderão existir até 500 modelos de veículos elétricos disponíveis em todo el mundo.

Vendas de elétricos crescem 734%

De acordo com os especialistas, o principal motivo para este aumento é a abertura de novos mercados e uma redução generalizada no preço das baterias, o que terá uma repercussão direta nas tabelas de vendas de 2030, ano em que o segmento deverá disparar para os 26 milhões de unidades, com uma taxa de penetração global de 28%. Em 2040, o mercado de automóveis elétricos valerá 54 milhões de unidades, cerca de 50% do total de veículos de passageiros.

A China continuará a representar a maior parte das vendas mundiais de EV, alcançando 54% em 2025. Mas à medida que a tecnologia que generaliza, esta participação diminuirá para 49% em 2030 e até 33% em 2040. A Europa também terá um papel decisivo na democratização do automóvel elétrico, mas será nos mercados emergentes que o crescimento será exponencial.