Michelin quer usar garrafas de plástico para fazer pneus de automóveis

06/05/2021

A Michelin está a testar a utilização de plástico das garrafas na produção de pneus para automóveis.

Quase 3000 milhões de garrafas de plástico por ano poderiam ser reutilizadas na produção de pneus para automóveis. E a Michelin já está a trabalhar no seu aproveitamento, parte integrante da estratégia de sustentabilidade da marca, que prevê que, até 2030, 40% dos materiais utilizados nas suas fábricas sejam reutilizáveis ou reciclados.

Para este objetivo, a Michelin, fabricante líder em mobilidade sustentável, colabora a vários níveis com a francesa Carbios, empresa na área da bioquímica, pioneira no desenvolvimento de soluções industriais dedicadas à reutilização de polímeros plásticos, através de um processo inovador de reciclagem enzimática para obter fibras técnicas de PET utilizadas no fabrico de pneus.

O processo da Carbios recupera resíduos plásticos, como garrafas, convertendo-os em Polietileno tereftalato, ou PET.

Para além do método, a grande inovação está também na possibilidade de garantir a reciclagem infinita de todos os tipos de resíduos de PET, assim como a produção de produtos 100% reciclados e 100% recicláveis, com a mesma qualidade de qualquer fibra técnica de PET primário procedente do petróleo, totalmente adequada para o fabrico de pneus, devido à sua resistência à rutura e à sua estabilidade térmica.

De acordo com as duas empresas, estão lançadas as bases para a criação de um modelo de economia circular rumo ao pneu 100% sustentável.