O Microlino, pequeno veículo elétrico que resulta da reinterpretação do clássico Isetta, pode chegar a Portugal pelas mãos da Astara.
Tudo porque os responsáveis da Microlino estabeleceram uma parceria com a Astara. O acordo prevê, para já, a introdução do “carro-bolha” elétrico na Alemanha e em Espanha. Todavia, atendendo a que o Grupo Astara também se encontra presente no nosso país como representante oficial das marcas Fuso, Isuzu, Maxus, Mitsubishi, Kia, Piaggio Commercial e Aiways, não é de afastar a possibilidade de virmos a ter também este ícone de mobilidade por cá.
“É com grande satisfação que a Astara firma uma parceria estratégica com uma das empresas mais inovadoras do mundo da mobilidade. A Micro possui uma vasta herança em inovar e impactar na forma como as pessoas se movimentam, construindo uma história de sucesso bem conhecida por muitos. A sua nova criação, o Microlino, sem dúvida aumentará o alcance do nosso negócio no mercado altamente competitivo de hoje, ao mesmo tempo que contribuiremos para a marca com a nossa vasta experiência em transformação digital e o novo ecossistema de mobilidade”, afirma Jorge Navea, CEO de Astara.
Por seu lado, o cofundador da Micro, Merlin Ouboter, mostra a sua satisfação “em fazer parceria com a Astara, uma empresa global com uma longa história de distribuição de marcas na Europa, América Latina e Ásia. Eles são o parceiro perfeito para concretizar a nossa visão de uma mobilidade urbana mais económica e ecologicamente correta na Espanha e na Alemanha”.
As primeiras entregas na Alemanha e Espanha ocorrerão no início de 2023.Microlino ou Evetta: em que é que ficamos?
O espírito do velho BMW Isetta da década de 1950 está a ser trazido para os tempos atuais com uma motorização elétrica sob duas designações (Microlino e Evetta), ambas na posse de duas empresas diferentes.
A Micro Mobility Systems (MMS) é uma empresa dirigida pelos irmãos suiços Oliver e Merlin Ouboter e pelo seu pai Wim Ouboter, que está a lançar o Microlino.
Já o projeto do Evetta está a ser liderado pela Artega, entretanto adquirida pela ElectricBrands.
As duas empresas tiveram uma disputa no tribunal sobre a propriedade do “Isetta elétrico”. No final… ambas saíram a ganhar, dado que ambas puderam prosseguir com os seus respetivos projetos.
O tribunal deu luz verde à Micro Mobility Systems para o seu Microlino e também autorizou a Artega para iniciar a produção do seu Evetta, na condição de que esta introduzisse uma série de mudanças estéticas para permitir que o público diferenciasse os dois modelos.
Assim, nasceram o Microlino e o Artega, uma espécie de “gémeos separados à nascença”. É o Microlino que tem um acordo com o Grupo Astara.