Protótipo que a Ford mostrou no IAA Mobility 2021, em Munique (Alemanha), introduz novas técnicas e funções de relaxamento para acabar com o stress enquanto conduz.

«O conceito de mindfulness ajuda as pessoas a estarem mais focadas, mais calmas e a obterem uma maior clareza, o que, quando estamos ao volante, pode ajudar-nos a ser melhores condutores», explicou Mark Coleman, professor e autor da temática da consciencialização, sendo também criador dos guias de meditação presentes neste protótipo: «Tornamo-nos cada vez mais conscientes e reativos, ao mesmo tempo que reduzimos as probabilidades de distração. Um maior número de condutores mais conscientes pode tornar as viagens mais seguras e agradáveis para todos na estrada».

O concept é uma versão do Ford Kuga, como uma oferta de novas funcionalidades, de higienização (através do comando da chave ou por uma app uma explosão de ar limpo e fresco no habitáculo, através do controlo climático, antes de o condutor entrar no veículo, enquanto Díodos de luz UV-C para parar a reprodução de vírus e germes nos smartphones, ecrãs e superfícies para um ambiente do habitáculo mais higiénico), de iluminação (a luz ambiente que combina com a temperatura de controlo climático, para proporcionar ambientes específicos no habitáculo, como uma sensação matinal brilhante, um céu azul reconfortante ou uma noite iluminada por estrelas) e conforto (o banco do condutor com quatro atuadores que podem estimular e fornecer feedback da respiração e do batimento cardíaco, apresentando esta informação no ecrã da viatura.

A contribuir para a qualidade do ambiente a bordo, a Ford também trabalhou sons serenos e imersivos. O B&O Beosonic, por exemplo, é um equalizador que ativa espaços de som selecionados com base no ambiente “Brilhante”, “Enérgico”, “Relaxado” e “Quente”. Com colunas nos encostos de cabeça o sistema leva o som até junto dos ouvidos do condutor e do passageiro; em combinação com as colunas no forro do tejadilho garantem uma experiência sonora imersiva.

A tudo isto junta-se a denominada função “sesta”, para pausas retemperadoras nos intervalos de cada viagem, podendo reclinar-se totalmente o banco, que integra suporte para o pescoço e ativa uma sequência de batidas auditivas que ajudam os condutores a relaxar.

Há guias específicos de ioga à disposição, com exercícios físicos simples e sessões de meditação curtas, para usar quando está estacionado.