Ministro alemão dos Transportes propõe apoio de 150 milhões para táxis voadores

24/03/2024

O ministro dos Transportes alemão equaciona conceder uma garantia estatal de 150 milhões de euros à empresa Volocopter, que está a desenvolver veículos voadores que poderão funcionar como táxis nas cidades alemãs.

 

Os planos, revelados este fim de semana pela revista Der Spiegel, preveem que o apoio seja concedido conjuntamente pelo governo central e pelo estado federado da Baviera. O estado federado de Baden-Württenberg, onde está localizada a sede da Volocopter, rejeitou apoiar o projeto de táxis voadores por considerar que é economicamente arriscado.

Segundo os dados agora avançados, a Volocopter poderia receber em abril a injeção de capital fresco, respaldado pela garantia estatal, com a Der Spiegel a lembrar que a auditoria da PwC alertou para os riscos de investir na empresa. A Volocopter pediu apoio ao estado federado de Baden-Württenberg em 2023, que recusou participar após analisar o projeto.

O Ministério dos Transportes respondeu a questões do Der Spiegel, afirmando que “existe um grande interesse da política de transportes em tornar acessível esta forma de mobilidade”. A Volocopter poderia receber ainda antes do verão uma autorização provisória para os voos comerciais.

Fonte: Lusa