M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Fazer todo-o-terreno é um passatempo muito apreciado, mas embora obrigue a conduzir um veículo bem preparado para lidar com obstáculos difíceis, no final do dia o condutor vai para casa de volta para o conforto. Para fazer todo-o-terreno a dias de distância da civilização mais próxima, é preciso algo mais bem apetrechado. E aqui os obstáculos obrigam a passar por caminhos completamente diferentes. Para isso, é preciso conduzir algo maior. Como esta máquina de oito rodas, chamada Shaman, e construída na Rússia pela Avtoros.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Somente os russos seriam capazes de fazer um veículo como o Shaman, pois um simples jipe não é suficiente para atravessar os milhares de quilómetros consecutivos de territórios inóspitos que compõem o território deste país. Para melhor lidar com as características geológicas e climatéricas da tundra, a Avtoros criou um chassis com quatro eixos e oito rodas, com suspensão independente por roda, e rodas direcionais nos dois primeiros eixos.

Com 2,7 metros de altura, não é recomendável para algumas estradas normais com pontes baixas, mas vai poder atravessar rios sem problemas, pois tem uma altura ao solo de 45 cm e uma capacidade de vau de 67 cm. E caso seja necessário passar por cursos de água mais profundos, pode ser equipado com uma hélice que lhe permite acelerar até 7 km/h dentro de água. Toda a eletrónica e o habitáculo estão selados hermeticamente. Aliás, o habitáculo é quase um módulo de sobrevivência, pois tem espaço para condutor e oito passageiros, e os bancos podem ser convertidos em quatro camas.

Para mover as oito rodas, a Avtomos dotou o Shaman de um motor Iveco de 170 cv, o que pode não parecer muito, já que tem 6,3 metros de comprimento, mas também não pode acelerar além dos 70 km/h, e ainda sobra potência para rebocar 4800 kg. Para lidar com o consumo de 21,3 litros aos 100 km, está equipado com um depósito de 270 litros, o que lhe dá uma autonomia de 1200 km. Com o motor a transmitir potência a todas as rodas e uma caixa redutora, está preparado para lidar com qualquer terreno, até mesmo com uma inclinação de 47 graus.

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