A Triumph irá lançar uma nova moto 100% elétrica que promete estabelecer novos padrões em performance, potência, eficiência, autonomia e carregamento. A motorização foi desenvolvida pela Williams Advanced Engineering (WAE), divisão de criação de novas tecnologias da equipa de Fórmula 1.

O projeto TE-1 será proposto como uma moto de alta performance sem emissões poluentes, de baixo peso e com uma abordagem holística que permitirá ao seu utilizador “descobrir novos limites em prestações e autonomia”. A segunda de quatro etapas ficou agora concluída, tendo o projeto dado os seus primeiros passos em maio de 2019, com a colaboração de quatro especialistas da indústria britânica – a Triumph Motorcycles, a Williams Advanced Engineering (WAE), a Integral Powertrain Ltd e a WMG da Universidade de Warwick.

A Williams Advanced Engineering forneceu um novo conceito de design de baterias e de integração, utilizando as suas instalações para testar e desenvolver os conceitos de gestão e utilização das baterias. No início do projeto, a WAE identificou a tecnologia de células adequada e a arquitetura de bateria para atingir os objetivos de performance estabelecidos pelos parceiros, nomeadamente na harmonização entre potência e energia.

A bateria tem um desenvolvimento pensado para uma maior oferta da potência por mais tempo, enquanto a velocidade de carregamento foi igualmente reduzida. Isso deve-se um novo software de gestão de bateria criado pela WAE. A potência de pico da bateria atinge os 170 kW (231 CV), com uma potência contínua de 90 kW (122 CV), a partir de uma capacidade de 15 kWh. A moto pode assim oferecer um total de 130 kW (177 CV) de potência máxima e 80 kW (109 CV) de potência contínua. O sistema de carregamento assenta numa arquitetura de 360 V, o que lhe permite carregar de zero a 80% em apenas 20 minutos quando ligada a uma tomada rápida.

Um dos desafios deste motor e bateria passa pela otimização das suas dimensões e do peso, para que o centro de gravidade não seja afetado, dessa forma, afetado a dinâmica.

“A conclusão da Fase 2 e os resultados promissores alcançados até agora fornecem um vislumbre excitante do potencial elétrico para o futuro e demonstra o talento e a inovação desta colaboração britânica única. Este importante projeto vai construir as fundações para a nossa estratégia elétrica de motos para o futuro, que está focada, em última instância, em oferecer aos motards aquilo que eles precisam das suas Triumph: o equilíbrio perfeito de performance, comportamento e utilidade no mundo real, com real carácter da Triumph”, afirmou Nick Bloor, CEO da marca de motos.

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