Associação de transportes em Itália pede alterações urgentes à lei que proíbe os motoristas de ligarem os motores dos seus camiões para manter o ar condicionado em funcionamento quando o veículo está estacionado.
De acordo com Cinzia Franchini, porta-voz da Ruote Libere – L’Autotrasporto, vários motoristas de veículos pesados foram multados recentemente, em mais de 400 euros, por manterem os motores dos seus carros ligados durante as paragens, a única forma de conseguirem garantir o funcionamento do ar condicionado nas cabines e enfrentarem as temperaturas elevadíssimas da onda de calor sentida no último mês em quase toda a Europa.
Como refere a emissora estatal italiana RAI, a regra bizarra está prevista no artigo 157, parágrafo 7º do Código da Estrada, sendo a infração punida com multa que pode variar entre os 216 e os 432 euros.
“As queixas que recebemos dos transportadores são de que estas multas de mais de 400 euros estão a multiplicar-se. Eles são culpados de esperar pela carga com o motor ligado para aliviar o calor, uma prática que sabemos ser proibida pelo Código da Estrada”, explica Franchini à imprensa italiana.
O último caso relatado é o de um motorista que foi abordado pelas autoridades em Castelnuovo di Garfagnana, quando esperava há várias horas para que terminasse o carregamento da sua viatura com temperaturas na cabine a rondar os 50ºC.
Para aquela associação, as questões ambientais não devem sobrepor-se às de saúde neste caso.