Multas de trânsito por e-mail: este aviso é para não abrir!

17/01/2024

Todas as notificações da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária são enviadas por correio, qualquer e-mail ou link que receba para a cobrança de uma multa é fraudulento!

A tendência é abrir as notificações que nos chegam por e-mail, mas cada vez mais é necessário estar alerta para as fraudes por este método. Se recebeu um e-mail com o tema “multa de trânsito”, alegando uma suposta infração captada por radar, o melhor é ter cuidado, uma vez que a ANSR alerta para a existência de um esquema fraudulento.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) está a alertar os condutores para um esquema de “emails fraudulentos enviados em nome desta Autoridade, que notificam as pessoas de um auto de contraordenação, indicando um link para ter acesso ao documento do respetivo auto”.

Nesse sentido, caso tenha recebido um suposto email da ANSR com uma multa para pagar, estará a ser vítima de um esquema de “phishing”. É falso.
Todas as notificações da ANSR são efetuadas por correio, por isso não passa de um esquema fraudulento.

Em caso de dúvidas, ou se recebeu algum e-mail suspeito, deverá contactar a ANSR através do +351214236800 ou através do email [email protected].