É preciso ter um furo para ficar realmente a saber a trabalheira a que obrigam. Mais: segundo os estudos, mais de um quarto dos furos ocorrem ao cair da noite e a maioria em locais perigosos, o que significa que, além do enfado, há risco nos trabalhos forçados à beira da estrada. Por isso, as marcas investem cada vez mais no aperfeiçoamento das tecnologias runflat e outras que permitam continuar circular mesmo depois de danificados com um furo.
Mas estes pneus Eagle 360 que a Goodyear acaba de apresentar estão noutro nível. A começar pela forma, são esféricos, como bolas de futebol, em vez de tubulares, como os conhecemos desde que foram inventados, há mais de 130 anos, sem ar no seu interior, e fabricados numa composição elástica que lhe permite ser suficientemente moldável para oferecer conforto e resistência a todos os tipos de furos.
Mas… esférico porquê? A Goodyear acredita que no futuro o pneu vai ter mais importância para agarrar o carro autónomo à estrada e o inovador Eagle 360 começa por permitir-lhe mover-se em todas as direções. De acordo com o fabricante, a sua forma esférica permite o compromisso ótimo entre manobrabilidade e conforto, autorizando movimentos laterais e mudanças de direção fluidas.
Para evitar obstáculos, incorpora vários sensores e um sistema de inteligência artificial que permitem ao pneu transmitir informação a todos os outros sistemas do carro. Depois, a sua estrutura hexagonal está desenhada para adaptar a superfície de contacto com o solo, oferecendo condições ótimas de aderência e tração. É a sua conceção num polímero superelástico que faz com que possa expandir-se ou contrair-se, ampliando as “depressões” no piso em condições de estrada molhada, ou alisando-o para a condução em asfalto seco.Cereja no topo… da bola: o Eagle 360 não necessita de manutenção e dura até quatro vezes mais do que um pneu convencional.
A primeira geração do 360 foi apresentada em 2016, merecendo o prémio da revista Time como uma das invenções do ano. A versão mais recente aparece agora no ‘Citroën Skate’, plataforma configurável em módulos de transporte ou de logística (Pods), tipo cápsulas.
