Não há receita mais caseira que esta para desembaciar os vidros do carro

13/01/2024

GNR avisa para os perigos de circular com os vidros embaciados e partilha receita caseira: só vai precisar de uma batata.

A Guarda Nacional Republicana tem usado as redes sociais para partilhar algumas dicas para uma condução mais segura. Nomeadamente, conselhos práticos para condutores na utilização do veículo de todos os dias. E, depois do alerta das últimas semanas para o perigo de iniciar a viagem ainda com gelo no vidro do carro, as autoridades explicam agora o que fazer para evitar que o vidros fiquem embaciados.

“Conduzir com o vidro para-brisas embaciado reduz a visibilidade, drasticamente e condiciona o exercício da condução em segurança. Para prevenir este fenómeno que, no fundo, se deve ao choque térmico entre os ambientes do interior e exterior do veículo, resultando em condensação da humidade existente no ar, deve utilizar produtos específicos para desembaciamento”, explica a GNR.

No entanto, partilha uma alternativa que, podendo não ser tão eficiente, “é uma opção mais natural para desembaciar vidros”.

Uma receita caseira, para a qual necessita apenas de uma batata.

Segundo a GNR basta:

– Cortar uma batata a meio;

– Passar a parte cortada por toda a superfície do vidro

– Em seguida, finalizar com um pano limpo.

“Desta forma, o amido da batata irá criar uma película que ajudará a impedir que a humidade fique agarrada aos vidros.”, pode ler-se.