Nissan Townstar EV começou a ser produzida na Europa

17/09/2022

O novo comercial ligeiro Nissan Townstar EV é construído em Maubeuge, França, sendo baseado na plataforma partilhada da Aliança CMF-C.

A Nissan anunciou o início da produção do seu novo e 100% elétrico modelo Townstar VE, que será comercializado em diversos mercados europeus selecionados, entre os quais Portugal.

Baseado na plataforma partilhada CMF-C, este novo comercial ligeiro é construído no centro de excelência para pequenos furgões da Aliança, em Maubeuge, França.

A nova Townstar VE representa o mais recente marco no trajeto da Nissan para eletrificar a sua gama e contribui para o objetivo de neutralidade carbónica até 2050, assumido pela marca.

A CRESCENTE UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS COMERCIAIS ELÉTRICOS É UMA RESPOSTA AO AUMENTO DA URBANIZAÇÃO E AO CRESCIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÓNICO.

A Townstar VE incorpora a experiência em Veículos Comerciais Ligeiros elétricos (e-VCL) da Nissan, nomeadamente com a e-NV200.

A versão totalmente elétrica da Townstar conta com uma motorização otimizada com uma gestão inteligente de energia e arrefecimento térmico de baterias.

Devido ao seu design mais aerodinâmico, a Townstar VE é capaz de alcançar uma autonomia superior, de até 300 km (ciclo WLTP).

Com 122 cv e 245 Nm de binário, a bateria de 45 kWh da Townstar VE pode aceitar carregamento em corrente alternada (11 kW ou 22 kW) ou carregamento rápido em corrente contínua (norma CCS). Este último permite que os utilizadores carreguem a bateria de 15% a 80% em apenas 37 minutos.

“Coincidindo com o Dia Mundial do VE, o início da produção da nossa nova Townstar VE representa um marco essencial na nossa caminhada para atender às necessidades dos nossos clientes e aumentar a procura de soluções de motorização sustentáveis. A gama líder na classe da nossa Townstar totalmente elétrica vai ajudar ainda mais os proprietários de VCL a descobrir os benefícios da eletrificação, ao mesmo tempo que apoiam a evolução ambiental das cidades europeias”, disse Emmanuelle Serazin, diretora de vendas de VCL e frotas na Nissan Europa.

“A nossa experiência em eletrificação e liderança no segmento e-VCLs tem sido uma componente crítica no desenvolvimento desta versão totalmente elétrica da Townstar”, prosseguiu Emmanuelle Serazin, diretora de vendas de VCL e frotas na Nissan Europa. “Estamos confiantes que o conjunto de recursos avançados de segurança, as configurações versáteis e capacidades práticas da Townstar VE se adequam às operações comerciais sustentáveis”.

A Townstar 100% elétrica conta com o sistema de assistência avançada à condução Nissan ProPILOT. Esta tecnologia, juntamente com o Monitor Inteligente de Área Circundante (AVM) da Nissan, fornece aos condutores um apoio extra. Além disso e para um melhor conforto no habitáculo, estão disponíveis um volante, para-brisas e bancos dianteiros aquecidos. Uma bomba de calor melhora a eficiência e o conforto em temperaturas mais frias, distribuindo calor da bateria para o interior da Townstar.

Dependendo das especificações, este novo comercial outros tem uma carga útil entre 600 a 800 kg e capacidade de reboque de até 1.500 kg. A área de carga da Townstar VE tem entre 3,3 e 4,9 metros cúbicos, o suficiente para transportar duas euro paletes.

Uma série de tecnologias avançadas de assistência ao condutor incluem aviso de ângulo morto, parqueamento mãos-livres, controlo ativo da velocidade de cruzeiro, travagem de emergência inteligente com deteção de ciclistas e peões, assistência a rajadas de vento laterais e assistência à estabilidade de um reboque.

Cada Nissan VCL possui uma garantia de 5 anos ou 160.000 km. A Townstar VE expande esta oferta, com uma garantia de 8 anos sobre o estado de saúde da bateria até 70%.