Há mais cinco modelos de automóveis novos com nota máxima nos testes de segurança e de colisão da Euro NCAP, com Audi A3 Sportback, SEAT Leon, Isuzu D-Max, Kia Sorento e Land Rover Defender a verem reconhecida a sua resistência nos impactos e a vertente de segurança avançada. O elétrico Honda e também foi avaliado e recebeu quatro estrelas.

Os novos A3 Sportback e Leon – que partilham a mesma plataforma MQB do Grupo Volkswagen – foram os que mais se destacaram na mais recente leva de testes da Euro NCAP, entidade que avalia a segurança dos automóveis novos colocados à venda na Europa –, com o modelo da marca espanhola a obter mesmo uma nota de 92% na proteção dos ocupantes adultos. Os ‘primos’ contam com um novo airbag central que impede os dois passageiros dianteiros de baterem com as suas cabeças em caso de acidentes laterais, sendo esse também um ponto destacado.

A Isuzu D-Max também teve as cinco estrelas da Euro NCAP, brilhando num segmento no qual não é comum tamanho cuidado com as situações de colisão e com a segurança. Segundo a Euro NCAP, a versão desta pick-up conta com travagem de emergência e também com o supramencionado airbag central. Porém, o seu peso e estrutura dianteira acabam por tornar esta pick-up mais agressiva para os outros automóveis em caso de embate.

O mesmo é aplicável para o novo Defender, de acordo com aquela entidade. Mais pesado e maior do que anteriores gerações, o novo Land Rover beneficia, por outro lado, de uma estrutura bastante mais moderna e maior sofisticação tecnológica, de forma a impedir acidentes. Na mesma linha aparece o Kia Sorento, na sua quarta geração, destacando-se também pela adoção do airbag central e do sistema avançado de chamada de emergência e-call.

Terminados os modelos com cinco estrelas, o novo elétrico da Honda, o pequeno Honda e, registou quatro estrelas, ainda assim, apontado como um resultado “respeitável” pela Euro NCAP, não dispondo de alguns dos elementos de segurança do Jazz. Já o Hyundai i10 ficou apenas com três estrelas (com o equipamento base de segurança), sendo-lhe criticado o facto de a pélvis do condutor deslizar pelo cinto de segurança em colisões frontais, um fenómeno conhecido como ‘submarino’. Além disso, dispõe de uma funcionalidade mais limitada de travagem de emergência do que outros citadinos.

A Euro NCAP avaliou ainda variantes híbridas e elétricas de alguns dos modelos anteriormente testados, como são os casos dos Renault Captur E-Tech (cinco estrelas), Peugeot 3008 PHEV, 508 PHEV e e-208 (todos com cinco estrelas).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.