Posicionando-se num patamar declaradamente premium, a Zeekr promete marcar um forte impacto no mercado europeu ao longo dos próximos anos, com uma estratégia de expansão que inclui Portugal, possivelmente em 2025. Os seus dois primeiros modelos em solo europeu serão o 001, uma ‘shooting brake’ de segmento superior, e o X, um SUV de dimensões compactas. Pudemos conhecer ambos os modelos em primeira mão, num evento especial da marca em Gotemburgo, na Suécia.

Nascida em 2019, a Zeekr percorreu já um caminho impressionante. Sendo mais uma das criações da gigante automóvel chinesa Geely, a sua missão é fornecer mobilidade elétrica e sustentada inteligente, mas também de elevado refinamento. Num grupo que já conta com marcas como a Volvo ou a Polestar, a Zeekr vai mais longe e pretende mesmo ficar num patamar superior àquelas em termos de requinte e refinamento. Um objetivo ambicioso, mas para o qual a marca liderada pelo grego Spiros Fotinos está a trabalhar de maneira afincadamente.

Desde logo, porque beneficia de alguns elementos fornecidos pelo grupo Geely, como a plataforma SEA, que é partilhada com modelos como o Volvo EX30 ou o smart #1, entre outros, promovendo uma elevada modularidade e competência tecnológica de última geração em termos de conectividade e de assistentes à condução. Mas, contrariando algumas ideias que poderiam estar pré-concebidas, a Zeekr aposta num desenvolvimento personalizado em muitas outras áreas, como por exemplo, no design, totalmente criado na Europa e individualizado, ou no sistema de infoentretenimento, desenvolvido pelos próprios engenheiros da marca, com Fotinos a explicar que não recorre ao sistema desenvolvido pela Google (Android Automotive), como a Volvo ou a Polestar, porque “o nosso é melhor”.

Fotinos é, aliás, a expressão máxima da confiança da Zeekr numa estratégia sustentada e com passos bem definidos em solo europeu, sem desvios em falso, mas também sem compromissos de datas de entrada definidas para muitos mercados, como o português, sendo que os primeiros países a contarem com a Zeekr serão a Suécia e os Países Baixos. Os primeiros automóveis – o 001 e o X – começarão a ser entregues no final deste ano.

“O mercado europeu de automóveis de luxo é um dos mais duradouros, mais competitivos e mais exigentes do mundo. É também aquele que atravessa uma mudança dramática à medida que os consumidores mudam para os elétricos”, refere Fotinos. “Enquanto marca puramente elétrica fundada num design de classe mundial, com engenharia e inovação – com serviço ao cliente no centro de tudo o que fazemos –, esta representa uma oportunidade sem precedentes para nós”, acrescentou.

Desenvolvimento europeu

Ainda que seja uma companhia criada na China, onde já vendeu mais de 100 mil unidades do 001, a Zeekr conta com uma das equipas de desenvolvimento mais heterogéneas e multilingues que podem existir, com muitos dos seus responsáveis a serem provenientes de outras companhias e já com um largo passado na indústria automóvel. Adicionalmente, o investimento na Europa atinge já números muito elevados.

Em destaque, o grande centro de desenvolvimento técnico e de design situados na cidade de Gotemburgo, na Suécia, onde a marca se reuniu de ferramentas de última geração para o desenvolvimento dos seus automóveis e da própria marca. No centro de design, onde trabalham cerca de 550 pessoas (entre Lynk & Co, Zeekr e operacionais de outras áreas), há uma equipa de 115 engenheiros (31 nacionalidades) unicamente na equipa de desenho da Zeekr.

Spiros Fotinos, CEO europeu da Zeekr, durante a apresentação da estratégia da marca para o Velho Continente.

Para o seu trabalho conta com ferramentas de realidade virtual e mista, computadores de última geração para simulações de aerodinâmica, sempre em estreita proximidade com a China, onde outra equipa pode ajudar a validar dados e simulações de forma virtual e simples. Os modelos em barro, porém, não desaparecem e permitem uma verificação mais completa e detalha de um automóvel físico.

O edifício de engenharia segue os mesmos princípios básicos. Existem salas inteiras dedicadas ao teste extensivo de componentes (com um carro ‘decomposto’ por elementos em que o objetivo é simular o correto funcionamento de todos os comandos) e à simulação de condução, com um simulador que permite apurar a dinâmica em diferentes condições de piso, ajustar os sistemas de assistência à condução ou até ensaiar aerodinâmica a alta velocidade. Tudo virtualmente, o que para a Zeekr também se traduz em ganhos de sustentabilidade, na medida em que evita consumos energéticos na estrada ou o desgaste de pneus.

Linhas encontradas

Nada em termos de design é partilhado com outras marcas do grupo, garante-nos Javier Garcia Gallardo, diretor de design exterior da Zeekr, que já teve ‘mão’ em modelos da Fiat, Chery e Lynk & Co, outra marca do grupo Geely. Embora o edifício de design em Gotemburgo até seja partilhado com a Lynk & Co, as equipas são separadas.

Mais do que pensar em modelos para segmentos concretos, a Zeekr desenvolve os seus automóveis em torno de tipos de clientes, com gamas Z (para os clientes que procuram refinamento superior e versatilidade, como são os casos do 001 e do 009, este apenas para a China), C para uma pequena família ou clientes mais jovens e urbanos e M para utilizações específicas, como veículos de transporte ou o recém-revelado M-Vision, desenvolvido em colaboração com a Waymo, da Google, para as viagens autónomas.

O 001 é aquele que visualmente mais sobressai, com um estilo ‘shooting brake’ que combina elegância e funcionalidade, mercê de um perfil muito aerodinâmico (0.23 Cd), com uma pequena saliência na área do porta-bagagens e muito espaço para bagagens. Se há alguma semelhança com alguns modelos da Lynk & Co? Sim, porque apesar de tudo, esta ‘shooting brake’ nasceu como o Concept Zero da Lynk & Co, em 2020.

O 001 é também um automóvel longo e esguio, com 4955 mm de comprimento e 2999 mm de distância entre eixos, o que prefigura assim um espaço interior bastante amplo, mesmo nos lugares posteriores.

Já o X é um crossover compacto mais robusto e de linhas muito irreverentes, tanto à frente como atrás, com assinaturas luminosas peculiares e solução para o pilar C que não é, de todo, inédita, mas que funciona bastante bem para um sentido de solidez geral quase monolítica deste crossover.

Interior que ‘fala’ português

O sistema de infoentretenimento do 001 e do X ainda não tem localização linguística para português, mas um dos modelos tem inspiração lusa. Sérgio Loureiro da Silva é o diretor de design de interiores da Zeekr e foi o responsável pela conceção do habitáculo do 001 (o do X era já um processo em andamento quando este luxemburguês filho de emigrantes chegou à marca), apresentando no seu currículo também passagens pela Opel, PSA e, antes da Zeekr, a também chinesa Chery.

Falando ao Motor24 na Suécia, explica que trabalhar para a Zeekr é “um desafio”, muito por causa da velocidade com que o processo tem de ser elaborado, mas também porque “a missão que tinha era a de elevar a fasquia nos interiores da marca, porque era preciso elevar o estatuto”. Por outro lado, admitindo que cada vez mais se projetam automóveis de “dentro para fora”, refere também que um dos objetivos declarados da Zeekr é ter sempre cinco estrelas nos testes da Euro NCAP, naquele que é uma espécie de ‘ponto de honra’ para a marca chinesa.

Olhando para o habitáculo de ambos os automóveis, vale a pena indicar a forma como ambos têm a sua própria identidade, com a do 001 a oferecer construção de elevada qualidade, bem como materiais em linha com uma ambição mais premium, podendo vir a dar ‘trabalho’ às marcas mais convencionais.

Naturalmente, é a ostentação tecnológica que também chama a atenção, com dois ecrãs em destaque no tablier, um para o painel de instrumentos, de 8.8″ e um para o infoentretenimento, este de 15.4”, a que se junta ainda um head-up display de 14.7” no campo de visão do condutor. Os bancos dianteiros têm sempre ajuste elétrico (12 vias) e são aquecidos de série. Na versão de topo Privilege podem receber também funções de massagem com quatro modos diferentes e ventilação.

Atrás, há também um ecrã de 5.7″ no túnel central que permite aos passageiros variarem algumas das suas preferências enquanto viajam na versão Privilege. O próprio banco traseiro pode reclinar-se eletricamente em até sete graus e beneficiar de aquecimento. A pensar numa maior luminosidade do interior, o 001 dispõe de tejadilho panorâmico.

O sistema de infoentretenimento integralmente desenvolvido pela Zeekr conta com assistente inteligente virtual para o controlo de algumas funções, dispondo de capacidade de aprendizagem com resposta a nove línguas, das quais não faz parte (ainda) o português. No ‘coração’ deste sistema está o chip Qualcomm 8155 Snapdragon, um dos mais avançados da indústria em termos de processamento, estando já o sistema adaptado à norma de comunicações 5G.

Praticamente todos os sistemas poderão ser melhorados posteriormente por via de atualizações ‘over-the-air’, enquanto uma aplicação permitirá ter controlo praticamente contínuo sobre o veículo. O emparelhamento dos smartphones e aplicações por via de Apple CarPlay e Android Auto está prevista.

O minimalismo fica patente, depois, na quase ausência de botões, incluindo os de ajuste do volante ou dos espelhos – uma solução inspirada na Tesla. Tanto no 001 como no X há ainda uma estreia importante na forma de um sistema de som premium produzido pela Yamaha.

A força da técnica

O 001 e a sua postura dinâmica são ‘protegidos’ pelo compêndio motriz que fornece soluções de tração traseira ou integral, consoante os desejos. Nas versões de topo com tração integral e dois motores, Performance AWD e Privilege AWD, o 001 debita 400 kW/544 CV de potência e 686 Nm de binário máximo, acelerando dos zero aos 100 km/h em 3,8 segundos com velocidade máxima limitada a 200 km/h. Este modelo está equipado com uma bateria de iões de lítio de 100 kWh fornecida pela CATL, o que lhe confere uma autonomia de até 590 quilómetros (580 na versão Privilege).

No caso da versão de motor único (Long Range RWD), a potência máxima é de 200 kW/272 CV, para 343 Nm de binário máximo, mas também com a mesma bateria de 100 kWh, a autonomia pode chegar aos 620 quilómetros. Adicionalmente, admite carregamentos AC de 22 kW para uma carga completa de zero a 100% em cinco horas e meia, reduzindo-se para 30 minutos dos zero aos 80% no caso de um carregamento rápido (CC) de 200 kW. Esta variante acelera dos zero aos 100 km/h em 7,2 segundos e tem também velocidade máxima limitada a 200 km/h.

O chassis foi afinado para os gostos dos europeus, sendo especificamente afinado no centro técnico de Gotemburgo, podendo receber suspensão pneumática adaptativa que faz variar a distância ao solo entre os 117 mm e os 200 mm. O modelo elétrico conta ainda com jantes de até 22 polegadas e sistema de travagem de alta capacidade, podendo imobilizar-se desde os 100 km/h em apenas 34,5 metros. A distribuição de peso foi otimizada para um rácio de 50/50 entre os dois eixos.

No caso do Zeekr X, são oferecidas versões de tração integral de motor duplo no nível Privilege, com 315 kW/428 CV de potência e 543 Nm de binário, acelerando dos zero aos 100 km/h também em 3,8 segundos. Todos os X contam com bateria de 69 kWh com autonomia para os 440 quilómetros (ainda não oficial no ciclo combinado WLTP) no caso da versão de motor singular e tração traseira Long Range, podendo ser carregada a 150 kW (CC) ou a 22 kW (AC), obtendo-se neste caso um carregamento completo em apenas quatro horas.

Direto ao consumidor

A marca acredita ainda num modelo de negócio de vendas diretas ao cliente, com a abordagem denominada ‘One-Stop Shop’ assente em quatro pilares. O primeiro é o Zeekr Finance com uma ampla quantidade de opções de financiamento para particulares e empresas, enquanto o segundo foca-se nas contingências do carregamento. A Zeekr Power prevê assim a oferta de soluções de carregamento, público e privado, com especial destaque para a instalação de ‘wallboxes’ para os clientes particulares ou empresariais.

O terceiro pilar é o Zeekr Care, naquele que é um programa destinado à manutenção conveniente e cuidada dos automóveis, podendo o cliente agendar a manutenção e até combinar o envio de técnicos aos locais em que o veículo se encontra, num plano de manutenção inclusivo. A garantia é também de cinco anos ou 100.000 quilómetros de série, elevando-se para os 200.000 quilómetros no caso de se manter a manutenção do automóvel na rede da Zeekr. A bateria e os seus componentes têm uma garantia de oito anos ou 200.000 quilómetros. Por fim, o último pilar é o Zeekr Connect, o qual assenta nas potencialidades da conectividade 5G e ao acesso a apps como o Spotify ou até o karaoke da Stingray.

Objetivo cinco estrelas

Um dos objetivos declarados da Zeekr é atingir sempre as cinco estrelas nos testes de colisão da Euro NCAP, com o 001 e o X a disporem de diversos sistemas de assistência à condução que irão ajudar a atingir essa meta, posicionando-se assim num nível de condução semiautonónoma de nível 2+ (possibilitada pela arquitetura SEA).

Com sete airbags de série e diversos sistemas, a marca conta com 28 sensores para controlar um amplo leque de assistentes, como o sistema de visão de 360 graus, incluindo-se radar, câmaras e ultrassons, alimentando 21 diferentes sistemas de assistência à condução (ADAS).

*Em Gotemburgo, Suécia.

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