A eletrificação da mobilidade passa também pela micromobilidade, o que abrange bicicletas e trotinetes e abre campo para outros meios de locomoção.
A start-up Shift Robotics criou um calçado rolante a que deu o nome de Moonwalkers. Consiste numa espécie de patins, só que com mais rodas, movidos a eletricidade e recarregáveis como um smartphone.
A Shift Robotics, uma spin-off da Universidade Carnegie Mellon, EUA, está a fazer uma captação de investimento para tornar realidade esta invenção.
SEGUNDO A START-UP, ESTE CALÇADO UTILIZA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA SE ADAPTAR AO ESTILO DE CAMINHAR DOS SEUS UTILIZADORES.
A Shift Robotics afirma que os Moonwalkers podem aumentar a velocidade da caminhada até 11 km/h – o que é análogo ao ritmo de alguém a fazer uma corrida tranquila. Porém, a diferença está no facto de o esforço exigido para rolar a 11 km/h com estes sapatos é bem inferior, sendo equiparado a uma caminhada normal.
Um dado técnico que os autores do projeto sublinham: este calçado não funciona como veículo de locomoção, per si, exigindo, na realidade, que o seu utilizador faça a sua quota parte, caminhando também.
Esta espécie de patins prende-se aos sapatos normais, possuindo uma “dobradiça” sensivelmente a meio para permitir que o pé se mova naturalmente a cada passo.
Xunjie Zhang, o fundador da start-up, explica como a ideia nasceu: “Tudo começou no dia em que fui atropelado por um carro quando me deslocava para o trabalho a apenas um quilómetro de distância. Foi então que me perguntei por que razão nunca ia a pé para o trabalho, apesar de ser muito mais seguro e cómodo”.
“As pessoas têm tentado melhorar a mobilidade pessoal com patins em linha, skates ou bicicletas – todos eles com uma curva de aprendizagem. Mas caminhar, por outro lado, não só é uma forma segura e saudável de nos deslocarmos, como também faz parte de quem somos”, aponta o CEO.
Por isso, Xunjie assumiu a missão de melhorar as deslocações a pé em vez de as substituir.
Depois de se formar no Instituto de Robótica da Carnegie Mellon, Xunjie juntou-se a um grupo de engenheiros de veículos de corrida, especialistas em robótica e designers de sapatilhas para fazer uma coisa: juntar tudo o que se encontra num veículo elétrico ao formato de um sapato, para que se possa andar sem esforço a uma velocidade de corrida.
A Shift Robotics lançou uma sua campanha de financiamento do seu projeto de mobilidade através da plataforma Kickstarter, estando a comercializar os seus Moonwalkers a um preço de US$ 1.399.