Nova solução de mobilidade acelera velocidade da passada até 2,5 vezes

03/11/2023

Uma start-up juntou tudo o que se encontra num veículo elétrico ao formato de um sapato, para que se possa andar sem esforço a uma velocidade de corrida. Os Moonwalkers são uma nova modalidade de mobilidade nascida nos EUA.

 

A eletrificação da mobilidade passa também pela micromobilidade, o que abrange bicicletas e trotinetes e abre campo para outros meios de locomoção.

A start-up Shift Robotics criou um calçado rolante a que deu o nome de Moonwalkers. Consiste numa espécie de patins, só que com mais rodas, movidos a eletricidade e recarregáveis como um smartphone.

A Shift Robotics, uma spin-off da Universidade Carnegie Mellon, EUA, está a fazer uma captação de investimento para tornar realidade esta invenção.

São sapatos elétricos que permitem que o seu utilizador caminhe até 2,5 vezes mais rápido do que o seu ritmo normal. Funcionam de modo semelhante à assistência elétrica das e-bikes. Neste caso aqui, a lógica é que a pessoa tem apenas de caminhar normalmente e os Moonwalkers aumentarão a velocidade da passada.

SEGUNDO A START-UP, ESTE CALÇADO UTILIZA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA SE ADAPTAR AO ESTILO DE CAMINHAR DOS SEUS UTILIZADORES.

A Shift Robotics afirma que os Moonwalkers podem aumentar a velocidade da caminhada até 11 km/h – o que é análogo ao ritmo de alguém a fazer uma corrida tranquila. Porém, a diferença está no facto de o esforço exigido para rolar a 11 km/h com estes sapatos é bem inferior, sendo equiparado a uma caminhada normal.

Um dado técnico que os autores do projeto sublinham: este calçado não funciona como veículo de locomoção, per si, exigindo, na realidade, que o seu utilizador faça a sua quota parte, caminhando também.

Esta espécie de patins prende-se aos sapatos normais, possuindo uma “dobradiça” sensivelmente a meio para permitir que o pé se mova naturalmente a cada passo.

Os Moonwalkers não são leves (pesam 1,9 km cada), mas proporcionam uma autonomia de caminhada assistida de até 10 km, uma distância que os autores do projeto referem que é muito superior aos 2 ou 3 km de distância percorrida por um americano médio.

Xunjie Zhang, o fundador da start-up, explica como a ideia nasceu: “Tudo começou no dia em que fui atropelado por um carro quando me deslocava para o trabalho a apenas um quilómetro de distância. Foi então que me perguntei por que razão nunca ia a pé para o trabalho, apesar de ser muito mais seguro e cómodo”.

“As pessoas têm tentado melhorar a mobilidade pessoal com patins em linha, skates ou bicicletas – todos eles com uma curva de aprendizagem. Mas caminhar, por outro lado, não só é uma forma segura e saudável de nos deslocarmos, como também faz parte de quem somos”, aponta o CEO.

Por isso, Xunjie assumiu a missão de melhorar as deslocações a pé em vez de as substituir.

Depois de se formar no Instituto de Robótica da Carnegie Mellon, Xunjie juntou-se a um grupo de engenheiros de veículos de corrida, especialistas em robótica e designers de sapatilhas para fazer uma coisa: juntar tudo o que se encontra num veículo elétrico ao formato de um sapato, para que se possa andar sem esforço a uma velocidade de corrida.

E aqui está. Cinco anos depois, surgem os Moonwalkers – os primeiros ténis elétricos do mundo que lhe permitem andar à velocidade de uma corrida de forma intuitiva e sem esforço.

A Shift Robotics lançou uma sua campanha de financiamento do seu projeto de mobilidade através da plataforma Kickstarter, estando a comercializar os seus Moonwalkers a um preço de US$ 1.399.