Novas células de bateria para a Tesla

26/03/2024

Tesla está a trabalhar em conjunto com a CATL no desenvolvimento de novas químicas de bateria para permitir um carregamento mais rápido das células.

 

A Tesla está a trabalhar em conjunto com a CATL em novas químicas de bateria para permitir um carregamento mais rápido das células, revelou o CEO da CATL, Robin Zeng, à Bloomberg.

Zeng não entrou, contudo, em mais detalhes, afirmando apenas que estavam a investigar “em particular nas novas estruturas eletroquímicas”, referindo-se à química da célula.

Robin Zeng também vê um grande potencial nesta cooperação para reduzir os custos do próximo modelo compacto da Tesla planeado para ser vendido por 25.000 dólares.

O responsável da CATL não confirmou, porém, notícias que dão conta de que a Tesla está prestes a usar células LMFP (bateria de fosfato de ferro e lítio que inclui manganês como componente catódico) da CATL. Trata-se de células LFP (iões de lítio) em que o manganês é adicionado ao cátodo além do lítio e do fosfato de ferro. Isso garante uma densidade de energia mais alta do que com células LFP puras, mas continua abaixo da densidade de energia das químicas de células NMC/NCA (Lítio Níquel Manganês Cobalto Óxido/Óxido de Lítio Níquel Cobalto Alumínio (NCA). No entanto, também são significativamente mais baratas do que células com níquel, cobalto e manganês.

A entrevista da Bloomberg também tocou brevemente no tema dos robotáxis. “Se é para robotáxis, não precisamos de nos preocupar com a redução de custos para cada célula, pois as nossas baterias têm um ciclo de vida mais longo e, portanto, o seu custo médio é na verdade mais baixo”, diz Zeng. Ele acredita, portanto, que a sua empresa está bem posicionada em termos de vida útil dessas células de bateria.

A CATL é um dos fabricantes de células de bateria mais influentes da China e também fora da China. No entanto, devido à rígida política de subsídios nos EUA, a CATL está praticamente excluída do mercado.

A empresa está, portanto, a tentar participar indiretamente no boom das baterias nos EUA, licenciando a sua tecnologia e fornecendo expertise de produção (como as máquinas na Tesla). Uma fábrica de baterias também está planeada com a Ford através de um acordo de licenciamento.

Segundo Zeng, a CATL também irá formar engenheiros da Ford para este fim, por exemplo, na sede da empresa em Ningde ou na fábrica alemã da CATL em Erfurter Kreuz. A fábrica planeada pela Ford foi anunciada com 35 GWh, mas a própria Ford anunciou em novembro que os planos tinham sido reduzidos para 20 GWh, o que Zeng também confirmou agora. Segundo Zeng, a fábrica está a caminho de iniciar a produção até ao final de 2026.

O modelo de licenciamento poderá ser replicado, estando em curso conversações com cerca de 10 a 20 outros fabricantes de automóveis nos EUA e na Europa sobre acordos semelhantes.