Nove opções que não voltaram a ser aplicadas em automóveis

28/02/2023

O mundo automóvel é, por vezes, surpreendido com automóveis que são munidos de equipamentos diferentes do habitual, sejam protótipos ou automóveis de produção. Um exemplo disso, é a Honda Motocompo produzida para caber na bagageira dos pequenos automóveis Honda, e vendida mesmo em conjunto com estes, como o Honda City e o Today. Outros extras são pedidos em exclusivo por clientes, que querem algo diferente do habitual ou maior conforto. Seguem-se nove exemplos de automóveis com equipamentos diferentes do habitual, a maior parte são mesmo únicos.

Ferrari F40 com interior em pele

O Ferrari F40 era o superdesportivo da marca dos anos 80 e vinha com equipamento básico, similar com o utilizado nos automóveis de competição e tinha o baixo peso o seu maior trunfo, até a pintura foi aplicada de modo a ser o mais leve possível. No entanto, um proprietário que adquiriu o F40 novo, pediu especificamente interior em pele da Connolly Leather Limited, uma empresa britânica que produz pele para interior de automóveis de luxo, com a mais alta qualidade. Como não poderia deixar de ser, este Ferrari F40 único foi propriedade do Sultão de Brunei.

Um escritório num Jensen Interceptor (1968)

Muito antes dos automóveis virem equipados com sistema para emparelhar os telemóveis, Bluetooth, comandos de voz e até mesmo antes da invenção dos telemóveis, a Jensen apresentou um Interceptor, que poderia vir equipado com um pequeno escritório no seu interior, com uma máquina de escrever portátil, um telefone, uma televisão e uma pequena secretária, no entanto, os bancos traseiros foram sacrificados, de modo a poder ser acomodado todo o equipamento. Este modelo único foi produzido para o próprio director da Jensen na época.

Um escritório ambulante num Cadillac (1978)

Dez anos após o Jensen, a Sbarro modificou um Cadillac Eldorado adicionando mais um eixo, de modo a estar equipado com um escritório na traseira, onde poderiam estar várias pessoas e, inclusivamente, tinha uma televisão, dois telefones, quatro poltronas e frigorifico. O Cadillac Techniques d’Avant Garde Function Car by Sbarro foi encomendado por Joseph Adjadj da Techniques d’Avant Garde, ou TAG, conhecida hoje por TAG-Heuer.

Pneus luminosos da Goodyear

Em 1961 a Goodyear Tire Company apresentou uns pneus diferentes, pois eram iluminados. Estes pneus, produzidos numa única peça de borracha sintética, eram iluminados por lâmpadas montadas nas jantes e poderiam reproduzir diversas cores.

Cadillac Eldorado Brougham equipado com copos de shot

A Cadillac era a marca de luxo da General Motors e no final dos anos 50, fornecia nos seus modelos um minibar. No Cadillac Eldorado Brougham, este minibar era complementado com copos de shot, que ficavam presos ao minibar, pois este era magnético.

Um superdesportivo com bebidas alcoólicas

O Giocattolo Group B era um automóvel produzido sob a base de um Alfa Romeo Sprint, lançado em 1988. Este modelo pouco tem em comum com o automóvel de base, pois foi equipado com um motor Holden V8 montado numa posição central, atrás dos bancos da frente e debitava mais de 300 cv. O Group B estava equipado com uma caixa de ferramentas, mas esta não era uma qualquer, pois trazia uma garrafa de rum.

Sistema de som stereo no Mercedes-Benz 280TE by Zender

Nos anos 80 os sistemas de som dos automóveis não eram muito evoluídos, muito menos de falava em stereo. No entanto, a Zender ao alterar a Mercedes-Benz 280TE, para além de forrar o interior em alcântara azul, adicionou ainda um sistema de som stereo, bastante evoluído para a época.

Televisão no Porsche 911 Turbo Mirage by Gemballa

Uwe Gemballa é uma lenda do “tuning”, nomeadamente no que aos modelos Porsche se refere. Em 1986 lançou o 911 Turbo Mirage, um automóvel que poderia alcançar mais de 320km/h, pois estava equipado com um motor alterado por outra lenda, Alois Ruf. Para uma melhor aerodinâmica, o tejadilho foi rebaixado e para substituir os espelhos retrovisores exteriores, foram montadas câmaras numa zona esculpida para o efeito. No centro do painel de instrumentos estava montado um ecrã, onde a imagem das câmaras era transmitida, entre outras funções.