Com bateria de elevada capacidade, excelente desempenho na recuperação de energia, carregamento DC e gestão inteligente da condução, o A3 allstreet 40 TFSIe é capaz de deslocações no dia-a-dia sem emissões e de uma notável eficiência global.
O A3 allstreet híbrido plug-in vem alargar a oferta PHEV do A3. No centro das atenções está o novo motor turbo a gasolina TFSI evo2 de 1,5 litros com 110 kW (150 cv) e 250 Nm de binário e o motor elétrico com 85 kW (116 cv) e 330 Nm de binário. O motor a combustão e o motor elétrico síncrono oferecem uma potência combinada de 204 cv (150 kW) e 350 Nm de binário, proporcionando ao crossover excelentes performances em estrada, com o aumento impressionante de potência a poder ser sentido em situações de kickdown. O A3 allstreet 40 TFSIe* alcança os 225 km/h e funciona em modo totalmente elétrico até aos 140 km/h.
A potente bateria de alta voltagem, com uma capacidade total de 25,7 kWh (19,7 kWh úteis), é a base para a alargada autonomia elétrica para cerca de 140 quilómetros em ciclo WLTP. A bateria integra 96 células prismáticas, com uma capacidade de carga de 73 ampere-hora cada.
Gestão inteligente de condução para eficiência elevadaA gestão de condução do híbrido plug-in foi projetada para a máxima eficiência. O condutor pode priorizar a condução elétrica pressionando o botão EV no painel de controlo ou através da interface multimédia (MMI), permitindo-lhe conduzir como num modelo totalmente elétrico. O modo de condução principal, “Auto Hybrid”, equilibra de forma inteligente a utilização do motor de combustão e do motor elétrico. Este modo utiliza a condução puramente elétrica a baixas velocidades, prioriza o motor TFSI a velocidades mais altas e, muitas vezes, combina os dois.
O A3 allstreet 40 TFSIe adapta-se a várias situações de condução, seja ao rolar, recuperar energia (tanto a rolar como a travar), ou impulsionar a performance através da potência combinada do motor elétrico e da unidade TFSI. Além disso, o sistema de gestão híbrida também permite manter um nível de carga da bateria consistente, garantindo que uma quantidade suficiente de energia elétrica seja reservada para utilização futura, como a condução numa zona de baixas emissões.
Quando o condutor retira o pé do acelerador, o A3 allstreet TFSIe desliza com os motores desligados ou o motor
elétrico recupera em modo velejar, dependendo da situação de condução. As patilhas no volante, baseadas em modelos totalmente elétricos, permitem controlar o nível de recuperação energética.
Carregamento rápido DC até 50 kW
O A3 allstreet TFSIe permite deslocações e viagens em modo elétrico eficientes e confortáveis mesmo por longas distâncias. A Audi oferece carregamento DC em estações de carregamento rápido: o crossover A3 utiliza carregamento DC até 50 kW, permitindo que uma bateria descarregada recupere dos 10% aos 80%** em menos de 30 minutos.
Também é possível proceder a carregamento trifásico até 11 kW em pontos de carregamento AC, como uma wallbox ou uma estação de carregamento pública: o processo será cumprido em 2,5 horas. O cabo necessário Mode 3 faz parte do equipamento de série.
Excelente equilíbrio entre qualidade de condução e dinâmica
A configuração de molas/amortecedores para a versão híbrida plug-in do A3 allstreet foi ainda otimizada, devido agora a mais peso recair sobre o eixo posterior (55% à frente e 45% atrás), resultado da colocação da bateria de iões de lítio sob o piso, por baixo do banco traseiro.
Em combinação com a direção eletromecânica, que oferece uma excelente precisão direcional a altas velocidades e leveza ao estacionar, o A3 allstreet TFSIe atinge um excelente equilíbrio entre a qualidade de condução e a dinâmica. Para uma experiência ainda mais ágil, está disponível opcionalmente a direção progressiva com uma relação variável conforme o ângulo de direção.
Disponível para encomenda a partir de meados de novembro
O A3 allstreet 40 TFSIe tem preços a partir de 47.834 euros e inclui equipamento de série específico, como o ar condicionado auxiliar, que permite arrefecer o interior no verão antes de uma viagem ou aquecê-lo no inverno. O condutor pode planear e programar o ar condicionado auxiliar através do ecrã tátil MMI. As encomendas para o A3 allstreet 40 TFSIe têm início já em novembro.