Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo Audi A1: Estilo Premium para as grandes cidades

Publicidade Continue a leitura a seguir

Eis as primeiras imagens do novo A1, modelo Premium para o segmento dos utilitários, mantendo assim a cadência de novos lançamentos da marca de Ingolstadt.

Mais tecnológico, mais ligeiro e mais eficiente, o novo A1 ganha ainda linhas mais desportivas, recorrendo à nova linguagem de estilo da Audi que, de certa forma, tem vindo a ser aplicada nos demais modelos. Exemplo disso é a nova interpretação da grelha ‘Singleframe’ hexagonal, mais larga e ladeada na parte de cima por faróis com luzes diurnas LED bastante características e de entradas de ar de grandes dimensões na parte de baixo. O desenho da iluminação LED que se vê à frente pode ser encontrado igualmente nos farolins, mais horizontais e com formato de seta nos seus vértices.

Voltando a estabelecer um laço com o passado, a Audi recorre igualmente a um elemento que é inspirado no antigo Sport quattro: as três entradas de ar horizontais que se encontram junto à união entre o capot e a grelha dianteira. No caso da versão equipada com o equipamento S Line, precisamente a que se pode ver nas fotos, as entradas de ar dianteiras são ainda maiores, havendo ainda saias laterais mais pronunciadas e uma asa traseira de maiores dimensões, a par de saídas de escape duplas.

Dependendo da linha do equipamento – há três: base, Advanced e S Line –, acessórios como a grelha protetora do radiador, as entradas de ar laterais, a secção inferior dos dois para-choques, o difusor e o spoiler traseiro estão disponíveis em várias configurações. A personalização está também prevista de forma muito presente neste novo modelo, tendo em conta também que será direcionado a uma faixa de clientes muito jovem.

Assente na plataforma MQB A0, ou seja, a mesma dos novos Volkswagen Polo e SEAT ibiza, o novo A1 beneficia de um estilo mais jovial, sendo também mais comprido e mais largo, o que deverá melhorar a sua habitabilidade, de acordo com a marca. Ultrapassa agora os quatro metros de comprimento (4,03 m), enquanto a largura passou a ser de 1,74 m. Já a altura está estabelecida nos 1,41 m. A bagageira passa a oferecer 335 litros.

No interior, prossegue o estilo inovador, com destaque para a conjugação de linhas horizontais, mas também com um ar de família em relação a outros produtos da ‘casa’. O Audi virtual cockpit passa a estar presente neste A1, tal como o sistema tátil MMI Touch que é novidade de relevo na gama. Na versão mais avançada deste sistema, adota um ecrã de 8.8 polegadas integrado de forma uniforme na consola central graças à moldura preta.

Motores à medida

Quanto aos motores, no lançamento, a gama do novo Audi A1 terá à escolha opções TFSI a gasolina que irá dos 95 CV aos 200 CV, com a marca a indicar que esta é a sua estratégia de ‘rightsizing’, ou seja, o motor certo para as necessidades. O motor de base é o 1.0 TFSI de três cilindros, enquanto no topo da cadeia estão os 1.5 e 2.0 de quatro cilindros de maior potência. A marca tem ainda à disposição opções de caixa manual e de caixa automática de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades. A marca não fala em versões Diesel pelo que a opção por motores desse tipo estará fora do menu para este novo modelo.