Contudo, o desempenho do compacto norte-americano perante tais obstáculos é do mais impressionante, provando que o modelo não degenera da fórmula purista dos antecessores, dos quais também herda a imagem de linhas ‘quadradonas’, com ângulos ótimos para a prática do TT mais duro. Obstáculos enormes, cruzamentos de eixos impossíveis, descidas a pique e subidas praticamente na vertical são só algumas das façanhas realizadas neste vídeo ao volante do Ford que promete ser concorrência à altura do Jeep Wrangler.
Na versão mais ‘trialeira’ o Ford Bronco está disponível em carroçarias de duas e de quatro portas, com tração integral 4×4 e modos de condução específicos para percursos fora de estrada: ‘Normal’, ‘Eco’, ‘Sport’, ‘Slippery’,’Sand’, ‘Baja’, ‘Mud/Ruts’ e ’Rock Crawl’, podendo beneficiar de duas vertentes do sistema, uma de base e outra mais avançada, esta última com dois diferenciais bloqueáveis.
Há ainda outras características técnicas como o Trail Control atrás descrito ou o Trail Turn Assist, que melhora a capacidade de viragem do Bronco através da vetorização de binário ou de um inovador modo de condução que permite fazê-lo mediante um único pedal – acelerando e travando da mesma forma para passagem mais controlada através de pisos de dificil motricidade. Outra particularidade deste modelo é a barra estabilizadora hidráulica semi-ativa que pode ativar-se para condução em asfalto ou desativar-se para necessidades de maior articulação em pisos de todo-o-terreno.
Na gama de motores, o 2.3 EcoBoost de quatro cilindros com 270 CV e um V6 EcoBoost de 2.7 litros com 310 CV.