Texto: Bruno Contreiras Mateus
Este modelo, que integra o Top 3 europeu no segmento C-SUV, adota a filosofia de design “Sensuous Sportiness”, evidenciando um visual mais dinâmico e progressivo. No exterior, destacam-se a grelha dianteira redesenhada, as luzes LED de circulação diurna ampliadas e os novos para-choques, tanto à frente como atrás. Além disso, os grupos óticos traseiros foram atualizados e estão disponíveis novas opções de cores, entre uma palete de 11 opções, incluindo a inédita Cypress Green Pearl. De resto, a silhueta deste Tucson mantém o mesmo design da geração anterior.
O interior do Hyundai Tucson inspira-se no modelo de segmento superior, o topo de gama Santa Fe, conferindo a este SUV do segmento C um toque de classe elevado. A marca aposta num design horizontal que amplia a perceção de espaço, combinado com materiais de toque suave e um painel digital de 12,3 polegadas. Os comandos estão ergonomicamente posicionados, assegurando fácil acesso e uma posição de condução confortável, com múltiplas opções de regulação que favorecem viagens longas com menor fadiga.
Um detalhe curioso é a ausência do logótipo tradicional da Hyundai no volante e de qualquer referência explícita à marca no interior. Em seu lugar, o centro do volante apresenta uma nova interpretação visual da identidade da marca, reforçando a modernidade e exclusividade que a marca quer transmitir nos seus modelos.
A grande renovação do interior do Hyundai Tucson vem acompanhada pela mais recente tecnologia de infotainment da marca, como salientaram Hugo Tavares e Inês Soares, diretor e gestora de Produto, respetivamente, durante o primeiro contacto com a imprensa. O destaque vai para o Cockpit ccNC, que integra dois ecrãs curvos de 12,3 polegadas, combinando painel de instrumentos e infoentretenimento num design que alia modernidade e elegância.
O sistema Bluelink Connected Car permite, por sua vez, aceder a funcionalidades como navegação conectada, integração com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, e serviços remotos para trancar/destrancar o carros. Destaque ainda para o facto de o software e funcionalidades poderem ser atualizados remotamente, o que fará com que este modelo esteja em linha com futuros desenvolvimentos da marca.
O interior do Hyundai Tucson destaca-se também pelo espaço generoso, acomodando confortavelmente cinco passageiros. O acesso aos bancos traseiros é facilitado, e estes podem ser rebatidos remotamente, proporcionando maior versatilidade. Para maior conveniência, o modelo inclui controlo climático de três zonas, garantindo conforto individualizado para todos os ocupantes.
Já no que diz respeito à dinâmica de condução, o ajuste automático da suspensão garante maior conforto e desempenho em estrada. O condutor pode também optar por um dos três modos disponíveis de condução – Eco, Normal e Sport –, adequando-se a resposta do veículo às suas preferências e trajeto.
No capítulo da segurança, o Tucson Inclui um airbag central lateral para proteger os ocupantes da frente. Além disso, integra o sistema Hyundai Smart Sense, com funcionalidades como travagem autónoma, assistência de manutenção na faixa de rodagem e controlo de estabilidade contra ventos cruzados.
No que respeita às motorizações, o Hyundai Tucson destaca-se por oferecer uma das gamas mais amplas de opções eletrificadas no segmento. A variante Híbrido Plug-In (PHEV), com uma potência combinada de 248 cavalos, inclui a nova função Green Zone Drive Mode, que utiliza tecnologia de geofencing para incentivar a condução 100% elétrica em zonas de baixa emissão. Esta versão é especialmente atrativa para o segmento empresarial, que beneficia de vantagens fiscais associadas a veículos eletrificados.
Para o público particular, a versão a gasolina com caixa manual continua a ser a mais popular, mas o modelo oferece também uma vasta gama de alternativas, incluindo híbridos suaves (mild hybrids) e variantes a diesel e gasolina, garantindo opções adequadas a diferentes necessidades e preferências de condução.
Os preços começam nos 35.180 euros para motores a gasolina e diesel. O Híbrido (HEV) a partir de 45.500 euros e Plug-in Híbrido (PHEV) a partir de 48.900 euros (sem despesas e pintura metalizada). O Hyundai Tucson entra agora na quarta geração. Desde o seu lançamento, em 2004, já ultrapassou os 1,4 milhões de unidades novas vendidas na Europa e sete milhões a nível mundial.