Com progressos em todos os parâmetros mais valorizados na categoria, o novo Classe E já pode ser encomendado em Portugal, com preços a partir de 62.750€ para a versão Limousine e a partir de 65.750€ para a versão Station (carrinha), que tem lançamento previsto só para o mês de novembro.
Na nova geração do Mercedes-Benz Classe E, a eletrificação em destaque, com as variantes plug-in, mas há espaço (ainda) para os motores Diesel e a gasolina.
Embora os modelos 100% elétricos sejam unicamente da gama EQ, os novos Classe E beneficiam de algum tipo de eletrificação, com natural destaque para os híbridos plug-in de quarta geração, que apontam já para autonomia elétrica superior aos 100 quilómetros.
Além da sobrealimentação, os motores Diesel e os motores a gasolina integram assistência inteligente de um motor de arranque/alternador integrado (ISG). São, portanto, híbridos parciais, ou ‘mild hybrids’. Graças a uma nova bateria, a potência do motor elétrico foi aumentada de 15 para 17 kW, enquanto o binário suplementar foi aumentado para 205 Nm.
Abordando apenas as versões de eletrificação simples, no lançamento europeu, a gama conta com versões E 200 com motor 2.0 a gasolina de 204 CV de potência, E 220d com motor 2.0 Diesel de 197 CV e E 200d 4MATIC com igual motor e tração integral. Todos eles contam com sistema ‘mild hybrid’ assente na tecnologia já referida ISG com potência adicional de 17 kW/23 CV e binário suplementar de 205 Nm.
Adicionalmente, estarão disponíveis três versões híbridas plug-in de quarta geração, incluindo com base no motor turbodiesel (posteriormente), numa solução que apenas a Mercedes-Benz continua a oferecer. Com uma potência elétrica de 95 kW/129 CV, binário de 440 Nm e bateria com capacidade de 25.4 kWh (19.5 kWh úteis), exibe autonomia elétrica superior a 100 quilómetros (WLTP), com a marca a pretender dar assim a possibilidade de circular em modo puramente elétrico de forma mais frequente e para a maior parte das situações de condução diárias.
Assim, nota para os E 300e e E 300e 4MATIC, que utilizam o motor 2.0 de 204 CV a gasolina, a que se associa o motor elétrico de 95 kW/129 CV e 440 Nm de binário. No total, debitam 230 kW/313 CV de potência e 550 Nm, com consumos baixos que arrancam nos 0,5 l/100 km (E 300e), distinguindo-se ambos pela tração (traseira ou integral).
Numa fase posterior, espera-se também a chegada do E 300de, que alia motor 2.0 de quatro cilindros de elevada eficiência com uma máquina elétrica de 95 kW/129 CV, ou seja, a mesma componente elétrica que é também utilizada pelos motores a gasolina. A potência combinada é de 335 CV, com 750 Nm de binário máximo.
Modelo | Potência | Cilindrada | Autonomia elétrica combinada | Consumo de combustível em ciclo combinado | Preço de venda recomendado1 | |
E 200 Station | 204+23 CV | 1.999 cm3 | – | 6,7 l/100 km2 | 65.700 euros | |
E 220 d Station | 197+23 CV | 1.993 cm3 | – | 5,0 l/100 km2 | 70.000 euros | |
E 300 e Station | 204+129 CV | 1.999 cm3 | Até 112 km | 0,6 l/100 km2 | 76.550 euros |