Em estreia conjunta com o novo Mustang GT, a Ford revelou ainda o Mustang Dark Horse, uma versão que representa a máxima expressão em termos de aptidões e desempenho em pista, em linha com a tradição e empenho da marca no campo desportivo.

Com base na conceção musculada, no design avançado e nas experiências digitais da sétima geração Mustang, as versões Mustang Dark Horse oferecem o mais elevado nível de precisão em pista, face a qualquer outro Mustang até à data. Tal como a versão GT com motor V8 apresentada anteriormente, também neste caso não se conhece o valor de potência máxima.

No coração deste novo Mustang está uma versão mais potente do novíssimo motor V8 de 5.0 litros com novas árvores de cames e uma configuração exclusiva Mustang Dark Horse, com sistema de admissão com duplo corpo de acelerador, único no segmento, que proporciona o dobro de ar fresco admitido no motor para o máximo desempenho. O Mustang Dark Horse vem equipado de série com uma caixa manual exclusiva TREMEC de seis velocidades, com punho em titânio, disponível unicamente para esta versão, ou com a transmissão automática Ford de 10 velocidades da Ford, com acionamento por patilhas.

O Mustang Dark Horse vem equipado de série com o Performance Package que permite ativar os requisitos da função “Track Sprint” da marca. Entre os elementos que permitem esta funcionalidade estão um radiador de óleo do motor auxiliar, um radiador de óleo da transmissão (com transmissão automática), um radiador exclusivo e mais leve com maior rejeição de absorção de calor, além de ventoinhas de refrigeração mais potentes para melhorar a resistência e recuperação, e ainda um radiador no eixo traseiro. Um diferencial autoblocante Torsen de série maximiza a tração disponível para melhores acelerações e equilíbrio em curva.

Este pack inclui também uma configuração única do chassis, barras estabilizadoras traseiras de maiores dimensões e amortecedores dianteiros de elevado desempenho, travões dianteiros Brembo de 19 polegadas com êmbolos fixos e discos de grandes dimensões, barra antiaproximação, barra traseira em “K”, jantes de 19 polegadas com pneus Pirelli P Zero PZ4 e suspensão ativa MagneRide 3 de série para uma performance otimizada quer em condições de estrada, quer em pista.

Um travão eletrónico preparado para drift traz uma nova tecnologia às pistas, potenciando a tendência de drift da tração traseira do Mustang com o apelo visual e a funcionalidade de um travão de mão mecânico convencional. O Performance Electronic Parking Brake (Travão de Estacionamento Eletrónico de Alto Desempenho) foi concebido tanto para os condutores principiantes aprenderem e melhorarem as suas aptidões no drift, como para proporcionar aos condutores mais especializados um sistema pronto para a competição.

O Mustang Dark Horse apresenta também atualizações estéticas concebidas para refletir o seu estatuto de topo da sétima geração Mustang, bem como aumentar as aptidões em pista.

Na frente, um elaborado grafismo sombreado envolve os faróis LED escurecidos,
complementando por uma exclusiva grelha em preto brilhante com aberturas trapezoidais e um para-choques dianteiro inferior redesenhado com “garras” de alto brilho. As saias laterais inferiores e uma asa traseira fixa, o exclusivo difusor inspirado em competição e as quatro ponteiras de escape escurecidas revelam os detalhes de design claramente “racing” do modelo.

Uma mudança não muito evidente mas carregada de simbolismo é a mudança dos tradicionais símbolos Mustang, substituídos por um novo logótipo Mustang Dark Horse nos guarda-lamas dianteiros, porta da mala e soleiras das portas, com uma versão anodizada Dark Tarnish do famoso pónei, mantém a sua localização na frente. No interior, o símbolo exclusivo Mustang Dark Horse substitui o tradicional logótipo Mustang no painel de instrumentos e nos ecrãs digitais, sendo que cada unidade apresenta um número de chassis individual.

Exclusiva do Mustang Dark Horse, a pintura metalizada Blue Ember consiste numa tonalidade suavemente escurecida que irradia um brilho acolhedor em contacto com a luz, definindo o tom do visual muito particular do modelo. Estão também disponíveis, em várias cores e estilos, diversos grafismos para aplicação ou pintados ao longo do tejadilho e do capô.

O Mustang Dark Horse servirá também de base para os modelos de competição da Ford nos diversos campeonatos em que participar com este modelo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.