O novo SEAT Leon já está nos concessionários da marca espanhola em Portugal, surgindo como grande novidade da reabertura dos mesmos após o período de encerramento devido ao Covid-19. Os preços arrancam nos 24.907€ para a versão 1.0 TSI de 110 CV no nível de equipamento Reference.

O compacto familiar da marca espanhola tornou-se num dos elementos fundamentais da estratégia da SEAT, mesmo com o crescimento acentuado da importância dos SUV, embora as mais de 2.3 milhões de unidades vendidas no decurso das três gerações lhe deem estofo para enfrentar esta nova fase.

A quarta geração, desenhada, desenvolvida e produzida em Barcelona, na fábrica da marca em Martorell, tem por objetivo dar continuidade a este sucesso, apostando agora com mais força na conectividade (é o primeiro modelo da marca completamente conectado), eficiência, dinamismo e segurança.

A sua chegada a Portugal faz-se com uma gama completa de motores a gasolina e Diesel, incluindo também uma variante eletrificada no caso dos motores a gasolina. Assim, entre estas há versões 1.0 TSI de 110 CV, 1.5 TSI de 130 CV e de 150 CV, sendo que a opção mild-hybrid de 48V, com denominação eTSI, apenas estará disponível com 150 CV e sempre associada à caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades (DSG7). A mecânica 1.0 TSI de três cilindros está sempre associada à caixa manual de seis velocidades.

No capítulo dos Diesel, duas opções apenas, ambas com recurso ao mesmo bloco 2.0 TDI, de entrada com 115 CV e na versão mais potente, com 150 CV, esta última associada unicamente à caixa DSG de sete velocidades. A versão de 115 CV apenas pode ser emparelhada a caixa manual.

Os níveis de equipamento para a nova gama Leon são a Reference, que é a de base, Style (intermédia) e as de topo Xcellence e FR, uma mais requintada e outra mais desportiva.

Quanto a preços, o Leon de cinco portas tem um preço base de 24.907€ no caso do 1.0 TSI de 110 CV no nível de equipamento Reference, enquanto o 1.5 TSI de 130 CV começa nos 29.477€. Já o modelo eTSI mais acessível tem um custo de 33.227€ (tanto no nível Reference, como no FR).

Por outro lado, os Diesel arrancam nos 29.497€ no caso do 2.0 TDI de 115 CV Style e terminam nos 35.487€ do motor com 150 CV.

Versão Potência Emissões Preço
Gasolina
1.0 TSI REFERENCE Cx Man 6v S&S 110Cv 124 24.907€
1.0 TSI STYLE Cx Man 6v S&S 110Cv 122 26.307€
1.0 TSI XCELLENCE Cx Man 6v S&S 110Cv 126 28.607€
1.5 TSI XCELLENCE Cx Man 6v S&S 130Cv 126 29.477€
1.5 TSI XCELLENCE Cx Man 6v S&S 150Cv 132 30.287€
1.5 eTSI XCELLENCE DSG 7v S&S 150Cv 133 33.227€
1.0 TSI FR Cx Man 6v S&S 110Cv 124 28.607€
1.5 TSI FR Cx Man 6v S&S 130Cv 125 29.477€
1.5 TSI FR Cx Man 6v S&S 150Cv 131 30.287€
1.5 eTSI FR DSG 7v S&S 150Cv 132 33.227€
Diesel
2.0 TDI STYLE Cx Man 6v S&S 115Cv 111 29.497€
2.0 TDI XCELLENCE Cx Man 6v S&S 115Cv 115 31.797€
2.0 TDI FR Cx Man 6v S&S 115Cv 114 31.797€
2.0 TDI FR DSG 7v S&S 150Cv 122 35.487€

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.