Novo Skoda Octavia ganha em emotividade, tecnologia e eficiência

12/11/2019

A Skoda apresentou a nova geração do Octavia, modelo que é apresentado como uma reformulação do conceito original, oferecendo mais espaço, mais tecnologia e uma maior eficiência geral, associada a uma nova geração de motorizações híbridas que incrementará o apelo deste modelo checo.

A nova e quarta geração do Octavia, revelada num evento interno na República Checa em variantes de carrinha e berlina (Limousine), dá continuidade a aspetos determinantes do sucesso dos seus antecessores, oferecendo um porta bagagens com uma volumetria ainda maior, aliado a um design “mais emotivo”, graças à nova linguagem de design da Skoda. Algo de que a marca não abdica é dos seus conceitos de funcionalidade interior e das suas soluções de arrumação ‘simply clever’, que visam melhorar a vida do condutor ou passageiros.

Com mais de 6.5 milhões de unidades produzidas, o Octavia é o best-seller da Skoda não só na República Checa, como também em vários outros mercados nos quatro cantos do mundo.

Tendo por base a plataforma MQB do Grupo Volkswagen, o novo Octavia tem um comprimento de 4689 mm, sendo a Limousine 19 mm mais comprida do que a terceira geração, enquanto a carrinha é maior em 22 mm. A sua largura aumentou em 15 mm. Em termos de bagageira, a volumetria da carrinha aumentou em 30 litros, passando a ser de 640 litros, enquanto a Limousine tem uma volumetria de 600 litros, mais 10 litros em relação ao seu antecessor.

Motorizações eficientes de nova geração

Renovação completa no campo das motorizações, sendo esta quarta geração a mais eficiente e amiga do ambiente, estando disponível com novas alternativas de propulsão e motores eficientes. Pela primeira vez, inclui um híbrido Plug-in, numa continuidade do modelo atual, o Octavia iV. Este modelo recorre a um motor 1.4 TSI associado a um motor elétrico para uma potência combinada de 204 CV (150 kW) e um binário combinado de 350 Nm. Com uma capacidade de 13 kWh de energia, a bateria de iões de lítio de alta tensão permite uma autonomia 100% elétrica de até 55 quilómetros no ciclo WLTP. Não existem ainda dados de consumos e de emissões homologados.

Por outro lado, alguns dos motores a gasolina, que foram otimizados, estão agora equipados com a tecnologia mild hybrid, enquanto os motores Diesel pertencem à última geração EVO e emitem até 80% menos de óxido de nitrogénio (NOx). A ampla gama de motorizações oferece potências compreendidas entre os 110 CV e os 204 CV, sendo complementada pela versão a gás natural G-TEC (autonomia até 523 km e um total de 17,7 kg de gás natural). As variantes eTEC, equipadas com os mais recentes motores a gasolina 1.0 TSI (110 CV e 200 Nm) ou 1.5 TSI (150 CV e 250 Nm) da geração EVO, apresentam tecnologia mild hybrid de 48 V quando equipadas com transmissão DSG de sete velocidades. Também existem variantes desses motores em configuração sem ser mild hybrid, acrescentando-se ainda versão 2.0 TSI DSG 4×4 de 190 CV e 320 Nm.

Em respeito à caixa DSG, nota para o facto de o Octavia ser o primeiro Skoda a usar tecnologia shift-by-wire, o que permite trocar o habitual comando da caixa por um bem mais pequeno. No lugar da familiar alavanca DSG, há, portanto, um novo módulo de controlo localizado na consola central com um pequeno comando para selecionar os modos de acionamento, bem como um botão para o modo de estacionamento.

Checos ganham emoção

O visual exterior, apelidado de “mais emotivo”, destaca-se por nova identidade da marca, com destaque para o novo para-choques dianteiro e para os faróis mais estreitos e de formas mais ousadas, com tecnologia LED de série em todas as variantes. As luzes traseiras, luzes de travão e luzes de nevoeiro também utilizam tecnologia LED. De forma a criar imagens próprias muito vincadas, a carrinha recorre às barras do tejadilho para reforçar o seu comprimento, enquanto a Limousine tem um visual similar a um coupé. Noutros parâmetros, nota para as jantes de liga leve que podem chegar às 19 polegadas.

No interior, mais evoluído e repleto de novas tecnologias, o Octavia oferece agora um volante de dois raios, que pode ser aquecido como opção e – se solicitado como uma variante multifunções – é proposto com novos botões de controlo, permitindo que os condutores operem um total de 14 funções diferentes sem retirar as mãos do mesmo. O painel de instrumentos, que também foi redesenhado, é modular e foi organizado em diferentes níveis, com uma grande ecrã central independente. A consola central tem inserções cromadas, sendo também novidade as guarnições e os puxadores das portas, com um ambiente melhorado graças a novos materiais e à nova iluminação ambiente em LED para as portas dianteiras e painel de instrumentos, iluminando-os numa escolha de dez cores diferentes. O ar condicionado de três zonas pode ser também incluído.

Estreias do head-up display e dos bancos Ergo

Pela primeira vez num Skoda, o Octavia pode ser equipado com os bancos Ergo, que oferecem, por exemplo, uma função de massagem elétrica. Na versão de topo, também podem ser ventilados. O opcional head-up display é outra novidade na marca, projetando informações importantes, como velocidade, navegação, sinais de trânsito detetados e sistemas de assistência aos condutores ativados, diretamente no para-brisas (o qual também pode ser aquecido). O ecrã de 4.2 polegadas e o display multifunções Maxi DOT de 16 cores é proposto no equipamento de série, bem como as janelas laterais elétricas e o travão de estacionamento eletromecânico. Usando o sistema de entrada opcional do veículo keyless, agora qualquer uma das quatro portas do carro pode ser aberta.

O modelo checo oferece uma escolha de quatro sistemas de infoentretenimento da última geração, com ecrãs entre 8.25 e 10 polegadas. Alguns deles podem ser operados usando controlo gestual ou por voz através da “Laura”, o Assistente Digital da Skoda. A versão topo de gama Columbus pode exibir mapas do sistema de navegação num nível diferente de zoom do Cockpit Virtual de 10,25 polegadas (que também foi melhorado), sendo esta uma estreia absoluta na marca. Graças à utilização de um eSIM no próprio sistema de infoentretenimento, o Octavia está sempre online, com acesso aos mais recentes serviços online móveis Skoda Connect.

Na vertente de segurança, existe uma nova leva de sistemas, como o da assistência de prevenção de colisão (Collision Avoidance Assist), Turn Assist, aviso de saída da faixa de rodagem (Exit Warning) e a função de alerta de trânsito (Traffic Warning). Outras novas soluções para o Octavia incluem Area View, Side Assist e Predictive Cruise Control, que – juntamente com a versão atualizada do Reconhecimento de Sinais de Trânsito (Traffic Sign Recognition) e a função Lane Assist, bem como os sistemas Traffic Jam Assist e Emergency Assist – formam o abrangente sistema de assistência de viagem. Usando “Hands-on Detect”, este sistema também verifica se o condutor está a tocar no volante de forma consistente. O Octavia está equipado com até nove airbags, incluindo um airbag dos joelhos do condutor e airbags laterais traseiros, para proteção dos ocupantes em caso de colisão.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.