Novo Skoda Superb: tantas novidades e mais de 100 km em modo elétrico

22/07/2023

A quarta geração do Skoda Superb será apresentada oficialmente no próximo mês novembro, chegando ao mercado no início de 2024, com mais espaço, mais sofisticação e conforto, e com uma nova gama de motores.

O Superb, modelo topo de gama da Skoda, tem tudo para agradar a quem aprecie automóveis dinamicamente evoluídos sem dispensar o espaço e a versatilidade de um grande familiar, conferidos por generosas cotas de habitabilidade e bagageira tamanho XL, a preço competitivos. Fórmula de sucesso que se traduziu em vendas, com mais de milhão e meio de unidades fabricadas em três gerações do modelo (2001, 2008, 2015). A quarta “vida” do Superb chega ao mercado em 2024, nas duas carroçarias conhecidas, berlina e carrinha, e com mais 4 centímetros em comprimento. A distância entre eixos mantém-se nos 2.841 mm, mas sendo mais comprido e alto, o novo Superb vai oferecer também interior mais desafogado e mala maior (com entre 20 e 30 litros mais de volumetria, para um máximo de 690 litros, dependendo da carroçaria).

Na estética não deve esperar-se uma mudança radical, uma vez que a marca checa dedicou grande parte do seu trabalho a aprimorar a aerodinâmica, conseguindo reduzir o Cx de 0,26 a 0,24.

Gasolina, Diesel e PHEV

O novo Superb, concorrente de Renault Talismán, Opel Insignia ou VW Passat, também estará disponível com uma renovada gama de motorizações, com potências entre os 150 e os 265 cv, o Superb estará disponível com três motores a gasolina, dois motores Diesel, um híbrido plug-in com uma autonomia elétrica ainda maior – superior a 100 quilómetros – e, pela primeira vez, com um propulsor mild hybrid. Todos os modelos estão equipados de série com uma transmissão automática DSG. Uma das principais alterações no interior é o manípulo da caixa de velocidades montado na coluna de direção. Desta forma, liberta-se espaço na consola central, proporcionando ao condutor ainda mais conforto e espaço de arrumação adicional.

Três novas funcionalidades aumentam ainda mais a lista de ideias distintivas Simply Clever, elevando o seu número para 28: uma inédita cortina de enrolar, controlada eletricamente, que funciona como cobertura da bagageira na station wagon Superb Combi, um apoio de braço central para os bancos traseiros com suporte para tablet integrado e uma bolsa de arrumação dupla nas costas de cada banco dianteiro para guardar documentos ou revistas, bem como um smartphone.