Novo SUV elétrico barato vem do Vietname

16/01/2024

Marca vietnamita apresentou “mini-SUV” elétrico na edição deste ano do CES.

Ainda desconhecida na Europa, a VinFast, fabricante de automóveis fundada por Pham Nhat Vuong, o homem mais rico do Vietname, apresentou-se na Europa no salão automóvel de Paris, em 2018, então com dois modelos premium, uma berlina e um SUV, ambos com assinatura do reputado gabinete de estilo italiano Pininfarina. Mas, agora, os planos de expansão da marca do Vietname são os mais ambiciosos de sempre, com uma gama de veículos elétricos de nova geração, mais de acordo com as preferências na Europa, onde conta já com um centro de desenvolvimento.

Modelo que funcionará como ponta-de-lança dessa ofensiva no Velho Continente foi revelado no CES 2024, chama-se VF 3 e é um pequeno SUV 100% elétrico, lançado no verão no mercado doméstico, em duas versões distintas (Eco e Plus).

Com apenas 3,14 metros de comprimento, 1,6 m de largura e 1,60 m de altura, o VF 3 é uma proposta vincadamente urbana, equipado de série com jantes em liga leve de 16 polegadas, painel de instrumentos digital e sistema de infoentretenimento com um ecrã de 10 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

A marca anuncia até 237 km de autonomia elétrica para o seu modelo compacto, sem revelar especificações técnicas tanto do motor como da bateria.

O VinFast VF 3 é automóvel minimalista, concebido para competir no segmento mais acessível do mercado, frente a rivais como o Dacia Spring, por preços a rondar os 20 mil euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.