A Volkswagen deu o ‘pontapé de saída’ ao ano de celebração do 50º aniversário do Golf com uma ação promocional em Zell am See, na Áustria, apresentando as primeiras imagens do Golf R, ainda camuflado, naquela que é conhecida como ‘Corrida no Gelo’.

O novo Golf, que será lançado na Europa ainda neste primeiro trimestre, fez a sua estreia pública no tradicional evento de desporto automóvel no gelo que se realiza na Áustria, com a marca alemã a aproveitar para dar a conhecer, também, a versão mais desportiva, a Golf R, ainda camuflada, mas uma vez mais como modelo de topo na gama, com tração integral e estética especial.

A ‘Corrida no Gelo’ tem uma longa história que começou com o ‘skijouring’, uma atividade de lazer ousada praticada por agricultores nórdicos e alpinos que deixavam os cavalos puxá-los sobre o gelo em esquis. O skijouring tornou-se um desporto, ainda mais ousado e espetacular: as motos e os carros substituíram os cavalos. Em 1937, foi preparada pela primeira vez uma pista para este efeito em Zell am See, tendo sido realizada – com interrupções – ao longo dos anos.

Foi neste contexto de gelo e frio que a marca alemã optou por celebrar o passado, o presente e o futuro das variantes desportivas do Golf. A lenda do automobilismo Hans-Joachim Stuck e o hexacampeão mundial de rallycross Johan Kristoffersson mostraram vários Volkswagen conduzidos até aos limites nas superfícies geladas.

Entre os automóveis utilizados incluíam-se o Golf I GTI, que celebrou a sua estreia em 1975, e o Golf IV R32 de 2002, o precursor de todas as variantes de desempenho com o logótipo da marca R. A Volkswagen apresentou ainda outros veículos históricos de exposição, a saber, uma versão de rali do Golf I GTI e duas versões de rali do Golf II.

Quanto ao mais recente Golf R, este trata-se de mais uma versão pertencente à divisão de altas prestações, na qual se incluem os T-ROC R ou o Touareg R eHybrid. De 2002 a 2023, foram já vendidos mais de 300.000 modelos R, estando a Volkswagen R agora a realinhar-se para o futuro. Com base nos quatro pilares – desempenho, design, inovação e qualidade – o portefólio irá gradualmente mudar para modelos R totalmente elétricos até 2030.

Para Hans-Joachim Stuck, piloto que agora serve de embaixador do Grupo Volkswagen para as suas diferentes marcas, mas que ainda não perdeu o talento para andar depressa e bem, “a ‘Corrida no Gelo’ é um verdadeiro espetáculo. Outros pilotos estariam a colocar correntes de neve nestas condições, mas para nós, pilotos de corrida, é quando a diversão realmente começa”.

Stuck foi vencedor das 24 Horas de Le Mans por duas vezes, ex-piloto de Fórmula 1 e de carros desportivos e campeão alemão de carros de turismo. “Na ‘Corrida no Gelo’, encontramos verdadeiros fãs do desporto automóvel e também muitas pessoas que, de outra forma, têm pouco contacto com o desporto automóvel – mas que regressam a casa com muito entusiasmo”, complementa Stuck.

De acordo com Reinhold Ivenz, Diretor da divisão Volkswagen R, esta é a “a marca de desempenho de topo da Volkswagen e é sinónimo de desportividade e desempenho dinâmico há mais de 20 anos. Aqui, na ‘Corrida no Gelo’, o passado encontra-se com o futuro. Mal podemos esperar que o Golf R, ainda aqui disfarçado, festeje a sua chegada no verão”.

Além do novo Golf R, outros modelos da renovada gama Golf foram levados até Zell am See, como os Golf GTI, Golf eHybrid e Golf GTE.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.