O novo Golf, que será lançado na Europa ainda neste primeiro trimestre, fez a sua estreia pública no tradicional evento de desporto automóvel no gelo que se realiza na Áustria, com a marca alemã a aproveitar para dar a conhecer, também, a versão mais desportiva, a Golf R, ainda camuflada, mas uma vez mais como modelo de topo na gama, com tração integral e estética especial.
A ‘Corrida no Gelo’ tem uma longa história que começou com o ‘skijouring’, uma atividade de lazer ousada praticada por agricultores nórdicos e alpinos que deixavam os cavalos puxá-los sobre o gelo em esquis. O skijouring tornou-se um desporto, ainda mais ousado e espetacular: as motos e os carros substituíram os cavalos. Em 1937, foi preparada pela primeira vez uma pista para este efeito em Zell am See, tendo sido realizada – com interrupções – ao longo dos anos.
Foi neste contexto de gelo e frio que a marca alemã optou por celebrar o passado, o presente e o futuro das variantes desportivas do Golf. A lenda do automobilismo Hans-Joachim Stuck e o hexacampeão mundial de rallycross Johan Kristoffersson mostraram vários Volkswagen conduzidos até aos limites nas superfícies geladas.
Entre os automóveis utilizados incluíam-se o Golf I GTI, que celebrou a sua estreia em 1975, e o Golf IV R32 de 2002, o precursor de todas as variantes de desempenho com o logótipo da marca R. A Volkswagen apresentou ainda outros veículos históricos de exposição, a saber, uma versão de rali do Golf I GTI e duas versões de rali do Golf II.
Quanto ao mais recente Golf R, este trata-se de mais uma versão pertencente à divisão de altas prestações, na qual se incluem os T-ROC R ou o Touareg R eHybrid. De 2002 a 2023, foram já vendidos mais de 300.000 modelos R, estando a Volkswagen R agora a realinhar-se para o futuro. Com base nos quatro pilares – desempenho, design, inovação e qualidade – o portefólio irá gradualmente mudar para modelos R totalmente elétricos até 2030.Para Hans-Joachim Stuck, piloto que agora serve de embaixador do Grupo Volkswagen para as suas diferentes marcas, mas que ainda não perdeu o talento para andar depressa e bem, “a ‘Corrida no Gelo’ é um verdadeiro espetáculo. Outros pilotos estariam a colocar correntes de neve nestas condições, mas para nós, pilotos de corrida, é quando a diversão realmente começa”.
Stuck foi vencedor das 24 Horas de Le Mans por duas vezes, ex-piloto de Fórmula 1 e de carros desportivos e campeão alemão de carros de turismo. “Na ‘Corrida no Gelo’, encontramos verdadeiros fãs do desporto automóvel e também muitas pessoas que, de outra forma, têm pouco contacto com o desporto automóvel – mas que regressam a casa com muito entusiasmo”, complementa Stuck.
De acordo com Reinhold Ivenz, Diretor da divisão Volkswagen R, esta é a “a marca de desempenho de topo da Volkswagen e é sinónimo de desportividade e desempenho dinâmico há mais de 20 anos. Aqui, na ‘Corrida no Gelo’, o passado encontra-se com o futuro. Mal podemos esperar que o Golf R, ainda aqui disfarçado, festeje a sua chegada no verão”.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.