A eficiência e o consumo de energia são elementos-chave da nova geração de elétricos e a Toyota encontrou forma engenhosa de poupar no aquecimento.

Tanto o Toyota bZ4X como o RZ da Lexus (é marca premium da Toyota) dispensam o tradicional porta-luvas à frente do passageiro dianteiro. Esse compartimento foi substituído por espaço fechado na consola central entre os bancos, que também serve para acomodar o telemóvel enquanto carrega na plataforma indutiva.

A alteração permite recuar o desenho do tablier naquela zona, libertando mais espaço para as pernas de quem ali viaja, mas não é essa a explicação técnica por trás desta inovação. A solução está diretamente relacionada com a eficiência do sistema elétrico, mais exatamente com o aquecimento do habitáculo.

De acordo com os engenheiros da Toyota, a nova configuração do habitáculo sem porta-luvas do bZ4X e do Lexus RZ esconde uma ferramenta de poupança de energia que a marca denomina de aquecimento radiante, ou Radiant Heating.

Consiste num novo sistema de aquecimento do habitáculo efetuado através de painéis infravermelhos, que surgem instalados precisamente nas zonas inferiores do tablier, nomeadamente na área habitualmente ocupada pelo porta-luvas.

Esta solução de painéis infravermelhos tem vantagens no aquecimento mais rápido na zona das pernas dos ocupantes e, consequentemente, do habitáculo, reduzindo também o consumo de energia em 8% face à climatização convencional.