Mesmo em tempos de pandemia, o ritmo de novos lançamentos automóveis não para. Da Mercedes-Benz chegam as primeiras imagens e os primeiros detalhes dos renovados Classe E Coupé e Cabriolet, que reforçam os pontos fortes da elegância e do requinte, mas que acrescentam um lote de tecnologias de nova geração.

Exemplares mais emocionais do Classe E berlina, as carroçarias coupé e descapotável trazem consigo uma aparência mais elegante e requintada, destacando-se os ligeiros retoques estéticos que tornam ambos os automóveis mais atuais, em linha com as atualizações vistas no Classe E Limousine, sobretudo na dianteira. Por exemplo, os faróis passam a ter iluminação integralmente em LED (High Performance) com desenho renovado, ladeando uma nova grelha em formato de ‘A’ e com padrão em diamante na proteção do radiador, sendo de série em todas as versões. Na traseira, também os farolins foram redesenhados.

Ambos passam a contar, também, com as variantes eletrificadas mais eficientes a gasolina e gasóleo, com alternador-gerador integrado, novos sistemas de assistência à condução e o sistema de infoentretenimento MBUX de mais evoluído.

No descapotável (sempre com a sua capota em tecido), há a possibilidade de contar com os sistemas de conforto AIRCAP, que impede a turbulência a bordo, e o AIRSCARF, que lança um ‘sopro’ de ar quente ao nível do pescoço para combater os momentos mais frescos com a capota recolhida. O isolamento acústico está garantido, graças a uma estrutura multi-camadas com isolamento sofisticado, reduzindo o ruído exterior e garantindo o conforto térmico a bordo.

Ambos os modelos passam a dispor de quatro novas cores de carroçaria (high-tech silver, graphite grey metallic, mojave silver e patagonia red), sendo também ampliado o número de opções de jantes – incluindo agora exemplares com efeito aerodinâmico para redução de consumos e emissões.

Interior tecnológico

No interior, tal como já sucedia, combina-se modernidade, tecnologia e requinte, embora mantendo muitos dos elementos que já existiam. A parte superior do tablier aparenta estar a flutuar, ‘descansando’ sobre uma série de elementos que se estendem para as portas. A marca destaca ainda os materiais de “elevada qualidade escolhidos, em conjunto com a qualidade empregue na construção” para enfatizar o carácter desportivo e elegante. Entre as novas opções de equipamento estão a madeira porosa e o alumínio com granulado em carbono.

Para o banco do condutor há um novo sistema de ajuste adaptativo que através da inserção da altura do condutor no ecrã central ou na aplicação Mercedes me, o banco ajusta-se automaticamente para uma posição mais aconselhada para um condutor daquela altura, que depois apenas precisa de ligeiros ajustes. Os bancos desportivos integrais contam com bolsas laterais salientes e encostos de cabeça integrados.

Volante inteligente

Destaque também para o novo volante que foi já apresentado no Classe E Limousine, aqui disponível com revestimento em pele e em variante superdesportiva. As superfícies de contacto apresentam um acabamento em preto brilhante, enquanto os elementos decorativos têm acabamento prateado escuro. As funções do painel de instrumentos e do sistema de infoentretenimento podem ser controladas a partir dos botões táteis no volante. Sobre o sistema MBUX, os E Cabrio e Coupé contam com unidades duplas de 10.25 polegadas (26 cm) para uma aparência ‘widescreen’. Opcionalmente, os clientes podem equipar dois ecrãs de 12.3” (31.2 cm) que melhoram a experiência de vivência a bordo.

Uma das funções de segurança introduzidas no facelift do Classe E provém, efetivamente, do volante, com um sistema de deteção de ausência das mãos no volante. O aro do novo volante conta com um sensor que deteta quando o condutor está a segurar o volante e, caso detete que tal não está a acontecer durante algum tempo, emite uma série de avisos até ativar a travagem automática. De série, o Classe E surge com o sistema Active Brake Assist, que pode recorrer à travagem autónoma de emergência para impedir uma colisão ou mitigar os efeitos de um acidente.

Tal como já foi também apresentado com o Classe E berlina, estes modelos dispõem de um novo sistema Urban Guard, dividido em dois pacotes de segurança que permitem monitorizar diferentes parâmetros enquanto o veículo está estacionado. Dessa forma, consegue melhorar a segurança do veículo graças a um sistema anti-roubo, proteção anti-reboque com alertas visuais e acústicos caso a sua posição seja alterada, uma sirene de alarme e alerta de movimento no interior. Até mesmo caso alguém bata no veículo durante o período de imobilização, o proprietário pode receber um alerta no seu smartphone, detalhando o local dos danos e a extensão dos mesmos.

Eficiência motriz

A atualização da gama Classe E traz consigo um novo esforço na eletrificação, com os dois modelos de duas portas a receberem a versão Diesel de topo (OM 654 M) com alternador-gerador integrado de segunda geração (ISG) para uma potência de até 195 kW. Este motor conta com uma rede parcial de 48 volts. A função de recuperação e a possibilidade de circular com o motor desligado (à vela) aumentam a eficiência do motor. O ISG passa a estar integrado na caixa de velocidades e não do motor como até aqui, o que possibilita uma maior suavidade de atuação e eficiência de rolamento. O impulso adicional do sistema incrementa 15 kW (22 CV) e 180 Nm de binário.

O motor de seis cilindros em linha a gasolina também pode equipar essa mesma rede de 48 volts e ISG, neste caso com mais 16 kW (22 CV) e até 250 Nm de energia adicional. A combinação com o sistema de tração integral 4MATIC melhora a segurança e dinamismo. Também o motor 2.0 a gasolina pode ter sistema eletrificado, oferendo 10 kW (14 CV) suplementares.

A Mercedes-Benz dedicou grande atenção à vertente do tratamento dos gases de escape, sobretudo no mais potente dos motores Diesel de quatro cilindros, destacando-se pelos dois pontos de tratamento de gases de escape com base na solução AdBlue, um logo à saída do motor e outro na zona inferior do veículo, separado do primeiro. A caixa 9G-TRONIC também foi evoluída para melhorar a eficiência de condução, surgindo nesta primeira fase ao ‘serviço’ do motor de quatro cilindros com tecnologia ISG.

A gama do E Coupé no lançamento faz-se com os modelos 220d e 220d 4MATIC (motor 2.0 turbodiesel de 2.0 litros com 194 CV), E 400d 4MATIC (motor 3.0 de seis cilindros em linha com 340 CV), E 200 e E 200 4MATIC (motor 2.0 gasolina de 197 CV), E 300 (motor de 2.0 litros a gasolina com 258 CV) e E 450 4MATIC (motor 3.0 de seis cilindros em liha com 367 CV).


Potência AMG

Ao mesmo tempo que revelou os novos integrantes da gama Coupé e Cabriolet do Classe E, a Mercedes-AMG apresentou igualmente os novos E 53 4MATIC+ Coupé e Cabriolet, que recebem a característica grelha do radiador específica da AMG com lamelas verticais. Tal como os modelos de base, o design da grelha em forma de ‘A’ e os faróis LED achatados criam uma sensação de maior largura e imponência. No interior, mais próximo da família AMG, destaque para os ecrãs de grandes dimensões, para o novo volante AMG Performance e para o sistema de entretenimento MBUX com funções e ecrãs específicos da AMG.

O motor eletrificado de 3.0 litros, com dois turbocompressores, designadamente um turbocompressor de gases de escape e um compressor elétrico, produz uma potência de 435 CV e um binário máximo de 520 Nm. O seu motor de arranque/alternador EQ Boost fornece brevemente uma potência adicional de 16 kW e um binário de 250 Nm e alimenta também o sistema elétrico de bordo de 48 V quando opera em modo alternador.

Outros destaques tecnológicos dos novos modelos incluem a caixa de velocidade automática AMG Speedshift TCT 9G e o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+.

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