Naquele que seria mais um lançamento triplo previsto para o Salão de Genebra de 2020, os Mercedes-Benz GLA, CLA Coupé e CLA Shooting Brake passam a contar com versões híbridas Plug-in, inseridas na mesma estratégia de eletrificação EQ Power da marca germânica, que prevê a eletrificação de toda a gama de modelos compactos.

Tal como já sucede no A 250e e no B250e, também os novos modelos passam a dispor de motorização 1.3 a gasolina de 160 CV em associação a um motor elétrico de 75 kW (102 CV) para um valor conjunto de 218 CV de potência e 450 Nm de binário. Todos os modelos contam com caixa automática 8G-DCT otimizada para maior eficiência.

Com arrefecimento líquido, a bateria de iões de lítio (fornecida pela Deutsche Accumotive e com um peso de 150 kg), tem uma capacidade de 15.6 kWh, suficiente para uma autonomia elétrica que chega aos 69 quilómetros no caso do A 250e berlina e do CLA 250e Coupé, sempre no ciclo de medições WLTP, tendo esses ligeiríssima vantagem pelo seu formato aerodinâmico.

No caso do A 250e, a autonomia elétrica varia entre os 60 e os 68 quilómetros, sendo o GLA 250e aquele que regista menor autonomia no ciclo WLTP, cifrando-se entre os 53 e os 61 quilómetros. De igual forma, também as prestações variam entre os modelos agora apresentados, devido ao formato distinto da carroçaria, mas também ao próprio peso de cada modelo.

O mais veloz é o A 250e de cinco portas, que acelera dos zero aos 100 km/h em 6,6 segundos, enquanto o A 250e Limousine leva mais 0,1 segundos. Os B 250e e CLA 250e Coupé fazem o mesmo exercício em 6,8 segundos, com o CLA 250e Shooting Brake a fazê-lo em 6,9 segundos. Já o GLA de ligar à tomada leva 7,1 segundos a fazer o mesmo exercício.

Os valores de consumos também variam consoante o modelo (bem como pelo seu equipamento): todos eles têm um consumo homologado que se inicia nos 1,4 l/100 km, com o GLA a ser a única exceção, tendo o SUV germânico um intervalo de consumo entre os 1,6 e os 1,8 l/100 km.

Os novos modelos também podem ser carregados em tomadas AC ou DC. Assim, numa ‘wallbox’ de 7.4 kW com carga AC, o carregamento de 10 a 100% demora 1h45m. Já numa tomada DC a 24 kW, o carregamento dos 10 aos 80% demora em redor de 25 minutos.

A 250e A 250e Saloon B 250e CLA 250e Coupé CLA 250e Shooting Brake GLA 250 6
Motor térmico 4 cilindros em linha, 1332 cc,
Potência do motor térmico 160 CV às 5500 rpm
Binário do motor térmico 250 Nm às 1620 rpm
Potência do motor elétrico 75 kW
Binário do motor elétrico 300 Nm
Potência combinada 218 CV
Binário combinado 450 Nm
Aceleração 0-100 km/h (s) 6,6 6,7 6,8 6,8 6,9 7,1
Velocidade máxima (km/h) 235 240 235 240 235 220
Velocidade máxima elétrica (km/h) 140
Consumo combinado (l/100 km) 1,5-1,4 1,4 1,6-1,4 1,5-1,4 1,6-1,4 1,8-1,6
Emissões CO2 combinadas desde (g/km) 34-33 33-32 36-32 35-31 37-33 42-38
Capacidade da bateria (kWh) 15.6
Consumo elétrico (kWh/100 km) 15.0-14.8 14.8-14.7 15.4-14.7 15.1-15.0 15.5-14.8 16.1-15.5
Autonomia WLTP (km) 60-68 61-69 56-67 60-69 58-68 53-61

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