O Departamento dos Transporte dos Estados Unidos (DOT) e a Administração de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA) chegaram a acordo para conceder à Nuro uma licença circulação para os veículos de entrega R2 totalmente autónomos.

A ‘startup’ de veículos elétricos e sem condutor começou com um projeto pioneiro no mercado americano numa parceria com a cadeia Domino’s Pizza para entregas ao domicílio a clientes selecionados. Agora, o veículo projetado para fazer viagens curtas e a baixa velocidade, apenas em trajetos rigorosamente mapeadas, recebe autorização para amplias o seu ‘raio de ação’, por um período de teste de 24 meses.

A licença de circulação, exige apenas de certificação de um operador remoto que possa assumir o controlo das viaturas, e é válida para 5000 unidades do R2, que será utilizado em serviço de entrega em supermercados, restaurantes e empresas de outros setores.

O compacto R2 que apenas pode circular até 40 km/h, dispõe de autonomia para cumprir de forma autopilotada o trajeto registado até à porta de casa de cada cliente, que poderá então retirar as suas compras do interior do veículo, depois de desbloquear as portas laterais através da respetiva aplicação.

A Nuro, empresa fundada em 2016 por Dave Ferguson e Jiajun Zhu, antigos funcionários do Google, iniciará a sua atividade na Califórnia, depois de ter cumprido com sucesso as primeiras entregas no Arizona e no Texas.

Veja como se processa no vídeo abaixo:

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