O ar condicionado gasta tanto como pensava?

27/08/2023

O ar condicionado é o melhor amigo do homem nos dias muitos quentes, mas não é a solução mais amiga da carteira. Verdadeiro ou falso?

Vários estudos comprovam que conduzir com uma temperatura superior a 35 graus no interior do carro afeta os níveis de concentração e reduz a capacidade de reagir numa situação de emergência. O mesmo é dizer que manter o ambiente ameno no habitáculo não é apenas uma questão de conforto, mas também uma questão de segurança.

Mas frequentemente surge a dúvida: circular com o ar condicionado ligado vai aumentar despesa com o combustível? A resposta é sim!

Normalmente, este equipamento é ativado um compressor que exige energia adicional ao motor, o que especialmente notado em mecânicas de cubicagem inferior, quer pelo aumento do consumo de combustível, que através de uma ligeira perda de potência. Existindo depois outras variáveis: o estilo de condução, a preponderância ou não de trajetos mais urbanos, a própria forma como o sistema é utilizado e a sua manutenção, além da sofisticação (um sistema de gestão digital é mais amigo dos consumos do que um sistema de gestão analógico).

Consumos aumentam 0,3 l/100 km

Vantagem: ao contrário de usar as janelas abertas, o ar condicionado não vai afetar a aerodinâmica do veículo, mas dependendo da potência selecionada o consumo de combustível pode subir entre 0,2 e 0,3 litros/100 km. Ou seja, é verdade que o ar condicionado gasta combustível, mas será o suficiente para enfrentar o desconforto e os riscos associados?

Dica: limpe os filtros

Manter os filtros limpos é importante para assegurar que nada interrompe o fluxo de ar usado pelo ar condicionado. Para este trabalhar a 100% precisa de cuidados e de manutenção regulares. Os líquidos refrigerantes do ar escapam-se pelos tubos de borracha, perdendo-se, em média por ano, cerca de 15 por cento. E quando o nível do fluído desce, atingindo metade da capacidade do reservatório, o compressor deixa de ser lubrificado corretamente, aquece demasiado e avaria-se. Um compressor novo custa mais de 1000 euros.