Publicidade Continue a leitura a seguir

O ‘carro doutor’: elétrico chinês de luxo oferece cuidados de saúde em permanência

Publicidade Continue a leitura a seguir

Numa fase em que o paradigma da mobilidade está a mudar e que o automóvel como o conhecemos parece ser a fonte de todos os problemas, continuamos focados naquilo que transporta de muito bom para a civilização e para a vida das pessoas. A eletrificação abriu portas à inovação, com mais e melhores tecnologias a aproximar homem e máquina. Prova disso é, por exemplo, este novo protótipo da chinesa Skywell, que desenvolveu uma berlina de luxo que monitoriza em permanência o estado de saúde dos ocupantes, de forma a antecipar quaisquer problemas.

O Skyworth Skyhome dispõe de sistemas avançados controlados por inteligência artificial, que a empresa compara a “dez mordomos inteligentes”, cada um com a sua função, existindo um que se dedica à área de apoio emocional. “Conseguem ouvir, falar, ver, reconhecer, entender e pensar”, diz a companhia chinesa.

O sistema incorpora um sistema de monitorização inteligente de sinais vitais, que reconhece, avalia e soluciona problemas de saúde em fases muito iniciais.
Para os passageiros atrás, o “tratamento” é sempre de classe executiva, com um ecrã de cinema que desce do teto para a visualização de todo o tipo de conteúdos ou plataformas de trabalho.

A Skyworth também investiu fortemente no desenvolvimento da suspensão e afirma que o novo elétrico possui o sistema pneumático mais avançado do setor, com uma configuração dianteira de duplo braço triangular e um eixo traseiro de cinco braços em liga de alumínio, com uma relação de carga dos eixos dianteiro e traseiro de 50:50, perfeitamente equilibrada.

Além disso, o design geral do chassis com bateria integrada, que também funciona como piso da carroçaria, aparentemente permite reduzir o número de peças em comparação com um carro elétrico convencional.