O Ferrari 250 “Pontoon Fender” Testa Rossa de 1958

12/01/2024

Em Fevereiro, uma selecção de poucas personalidades terá a oportunidade sem precedentes de adquirir um dos modelos mais icónicos e reverenciados da Ferrari, celebrado pela sua beleza inigualável e história lendária nas corridas. O Ferrari 250 Testa Rossa destaca-se como uma obra-prima inigualável em design, uma sinfonia em movimento de tecnologia, numa das criações mais belas que a indústria já viu.

“Sempre acreditei que o 250 Testa Rossa [TR] deveria ser o automóvel mais desejável do mundo, especialmente no contexto da Ferrari. Quando comparado ao modelo mais reverenciado do cavalo empinado, o 250 GTO, o TR supera amplamente o recorde de competições do GTO. Revolucionou o Campeonato Mundial de Sportscar e venceu as 24 Horas de Le Mans [por] incríveis quatro vezes; também é muito mais raro em termos do número total de carros produzidos. A sua raridade, experiência descapotável e design icónico de ‘pontão’, presente em apenas 19 carros, elevam-no ao nível da arte de Michelangelo e Bernini. Nenhuma colecção de classe mundial está completa sem a obra-prima que é o Ferrari 250 TR, o epítome da arte sobre rodas. Estas oportunidades raramente surgem, e é oferecida de maneira apropriada através do Sotheby’s Sealed, o nosso método de aquisição mais exclusivo”, afirma Shelby Myers, Chefe Global de Vendas Privadas na RM Sotheby’s.

Em específico, este 250 Testa Rossa, chassi nº 0738 TR, é um dos apenas 19 exemplos especiais projectados pelo renomado carroçador italiano Sergio Scaglietti. Com quase 20 corridas na época e quatro vitórias gerais, o 0738 TR esteve activo na competição por mais de uma década. Nos últimos anos, passou por uma restauração completa no departamento Ferrari Classiche, onde recebeu a certificação completa do Red Book, sendo um dos poucos TRs que mantêm seu motor e caixa de velocidades correspondentes.

Com uma avaliação entre os 34 e os 38 milhões de dólares, este automóvel está destinado, sem dúvida, às colecções mais distintas do mundo. Para garantir a discrição e confidencialidade, a venda está a ser realizada através de um evento exclusivo da Sotheby’s Sealed, entre 21 e 23 de Fevereiro, permitindo que os clientes façam lances de forma competitiva num ambiente privado.

Fonte: RM Sotheby’s.