O primeiro Datsun 280ZX Turbo produzido

05/02/2024

Em Junho de 1978 a Nissan inicia a produção da segunda geração do icónico desportivo Z, designando-o de Datsun 280ZX, com o código interno S130, mantendo ainda muitos elementos do desenho original; no entanto, apenas os componentes mecânicos transitaram da geração anterior.

Para melhorar as performances, uma vez que o 280ZX ficava aquém das anteriores versões, a Nissan lança o 280ZX Turbo em 1981, equipado com o motor de seis cilindros em linha L28ET e de 2,8L de cilindrada, aumentando assim a potência para os 182cv às 5.600rpm e 275Nm de binário às 2.800rpm. Neste primeiro ano, a Nissan não disponibilizou o 280ZX Turbo com caixa manual, uma vez que havia a dúvida se esta aguentaria com o aumento de potência e binário, sendo que apenas uma caixa automática de três velocidades Jatco 3N71B estava disponível, específica para este modelo.

O 280ZX Turbo adicionava um turbo Garrett TB03 com wastegate interna e não estava equipado com intercooler. Além da adição do turbo, foi também aplicada uma bomba de óleo de maior débito, assim como um radiador de óleo para os automóveis com caixa automática e o sistema Electronic Concentrated Control System da Nissan, também conhecido por ECCS. O 280ZX Turbo tinha também a suspensão traseira diferente, um pouco mais rija para melhorar a condução em estradas sinuosas.

No presente artigo encontramos aquele que se acredita ser o primeiro Datsun 280ZX Turbo produzido com o chassis número JN1CZ04S4BX600001 e que percorreu até hoje apenas 31 milhas, cerca de 50km. Foi entregue novo no concessionário St. Yves Motor Sales, mas nunca foi vendido e ficou guardado na colecção do concessionário, juntamente com outros modelos interessantes já aqui referidos.

Está pintado na cor original Thunder Black 879, com apontamentos dourados e interior em pele beje. No passado dia 11 de Janeiro foi levado a leilão através da Mecum, num evento em Kissimmee, sendo arrematado por 165 mil dólares, cerca de 150 mil euros.

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